Fios verticais se entrelaçam com fios horizontais. As teias cruzam com a trama. Nasce um tecido.
Esse é o ato de tecer. Simples. Milenar. Pura arte. Seja com o uso de equipamentos modernos ou de maneira artesanal, o trabalho no tear é fascinante e até – por que não – mágico.
Sem dúvida, a tecelagem é capaz de produzir verdadeiras obras de arte devido às suas infinitas possibilidades de cores, texturas e padrões extraordinários. Como resultado, diversas utilidades e aplicações, como o tapete de tear.
Com toda a certeza, essa técnica fantástica merece a sua atenção. Por isso, vamos ensinar neste post como fazer tapete de tear. E, claro, também selecionamos peças lindíssimas da nossa loja Arte e Tear para você se inspirar!
Como fazer tear
Antes de tudo, a arte da tecelagem funciona assim: os fios verticais (as teias ou urdidura) cruzam com os fios horizontais (a trama), que são transportados pela lançadeira (o navete) em um movimento harmonioso de “abaixa e levanta” os fios, entrelaçando-os.
O resultado é uma trama muito resistente, que pode gerar diversas peças e objetos, como tapetes.
Esse trabalho pode ser feito em diversos tipos de teares. Alguns deles você até pode fazer em casa, como o quadrado, o redondo e o de papelão.
Como fazer tapete de tear
Sem dúvida, o tapete é uma das peças mais produzidas com esse tipo de artesanato! Isso porque a história conta que os primeiros itens produzidos por essa técnica artesanal milenar foram roupas e tapetes.
Então, separamos um tutorial incrível do programa Vida Melhor para você aprender a fazer um tapete bem bonito.
Neste vídeo, a artesã Márcia Ester utilizou o tear multiforma e três barbantes barroco para fazer um lindo tapete. Ela começou regulando o tear em 27 pregos nas pontas e as laterais viradas para baixo pelo tamanho total do tear. Depois, é preciso fazer as passadas em todos os pregos e iniciar ponto correntinha nas duas pontas.
Use a régua passando um fio por baixo e outro por cima. Levante e passe a navete com fio por 10 carreiras. Faça o ponto sumac duplo para arrematar e faça mais 20 carreiras de outra cor, mais 70 carreiras de outra cor e volte com 20 e 10 de outras cores. Solte do tear como correntinha ou coloque franjas nas argolas.
Tear de Pregos Reto
Você também pode usar um tear de pregos reto para fazer o tapete. Para isso, veja o passo a passo no vídeo da Gabriella Martins. Ela mostra como fazer a peça usando fio de malha:
Tear multiflor
O site BigTudo Artesanato fez um tutorial bem fácil para você fazer o seu tapete de tear. Para isso, precisará de:
- 1 tear multiforma;
- 1 tear multiflor;
- 1 gancho de tear;
- 1 agulha de crochê nº 2;
- 1 agulha de costura no tear.
Agora, siga o passo a passo:
- Regule o tear em 20 pregos de forma triangular;
- Inicie o trabalho passando o fio de prego a prego em um dos lados do triângulo por três passadas até completar todo o triângulo;
- Inicie a trama com três passadas e depois passe com o gancho, alternando por cima e por baixo do fio;
- Passe ao redor do tear pelo lado de fora três passadas, iniciando um caseado para prender;
- Retire do tear e faça mais uma parte, costurando ao meio;
- Para fazer a flor de enfeite, faça três passadas de base, caseando ao redor para prender;
- Inicie fazendo as folhas com a linha verde de três a três pinos e amarre os dois fios, sendo o de início e o que está tecendo depois da flor de dois em dois, caseando o miolo, passando a agulha de dentro para fora e por debaixo de todos os fios da pétala.

Tear de pinos
Que tal criar um lindíssimo tapete redondo no tear de pinos? O canal Anjo Sonhando Tear ensina como neste tutorial:
Tear de papelão
Você pode fazer um tear na sua própria casa com papelão. Logicamente, ficará uma versão bem mais simples do que o de pregos, mas é possível fazer peças lindas.
O canal Como se faz Artesanato e Reciclagem ensina como criar tapetes com esse tipo de tear. Confira:
Modelos
Agora, que tal se inspirar nos modelos lindos da nossa loja Arte e Tear para você criar itens incríveis? Com toda a certeza, essas peças dão um toque artesanal para a sua casa, pois todos os ambientes podem ganhar um objeto especial e único (ainda mais se for feito manualmente por você). Confira!
Por fim, agora você já sabe como preparar o seu próprio tapete de tear! Sem dúvida, a arte de tear é milenar e considerada um verdadeiro trabalho artístico com alto valor agregado, com suas infinitas possibilidades de mistura de fios, cores, texturas e padrões.
De fato, muito mais que arte e artesanato, essa técnica artesanal tão especial é considerada uma verdadeira terapia para os tecelões, profissionais ou amadores, pois incentiva a criatividade e os talentos manuais.
Agora, conta pra gente nos comentários qual peça você escolheu desse post para fazer!