Como fazer tear parece complicado, mas é mais simples do que imagina. Portanto, aprenda neste post essa técnica artesanal tão incrível.

Fios verticais se entrelaçam com fios horizontais. As teias cruzam com a trama. Nasce um tecido.

Esse é o ato de tecer. Simples. Milenar. Pura arte.

Sem dúvida, a tecelagem é capaz de produzir verdadeiras obras de arte devido as suas infinitas possibilidades de cores, texturas e padrões extraordinários. Como resultado, diversas utilidades e aplicações, como na decoração e na moda.

Seja com o uso de equipamentos modernos ou de maneira artesanal, o trabalho no tear é fascinante e até – por que não – mágico.

Com toda a certeza, essa técnica fantástica merece a sua atenção. Por isso, vamos ensinar neste post como fazer tear. São dicas desde para criar o equipamento, como tear de pregos quadrado e redondo e o de papelão, até produzir peças como tapetes e cachecol, dentre outras.

E, claro, também selecionamos itens em tecelagem lindíssimos da nossa loja Arte e Tear para você se inspirar!

Como fazer tear – equipamentos

Só para você já saber, a arte da tecelagem funciona assim: os fios verticais (as teias ou urdidura) cruzam com os fios horizontais (a trama), que são transportados pela lançadeira (o navete) em um movimento harmonioso de “abaixa e levanta” os fios, entrelaçando-os.

O resultado é uma trama muito resistente, que pode gerar diversas peças e objetos como tapetes, redes, mantas, roupas etc.

Sem dúvida, esse trabalho pode ser feito em diversos tipos de teares. Por isso, vamos ensinar como fazer manualmente o seu próprio equipamento! Há algumas opções artesanais, como o tear de pregos quadrado e redondo e o de papelão.

Em seguida, aprenda como fabricar cada um deles.

Tear de pregos quadrado

De fato, o tear de pregos é o mais recomendado para quem deseja iniciar na arte de tear. Para tapeçaria, o mais comum são os quadrados ou retangulares, com pregos na frente e no verso.

O canal O Que Der Vontade fez um tutorial explicando como fazer a ferramenta de pregos quadrado. Veja o vídeo logo abaixo:

Tear de pregos redondo

Já o tear de pregos redondo é o mais indicado para produzir peças em tricô, como roupas, por exemplo. Então, aprenda a fazer o seu próprio equipamento com esse tutorial do canal Oficina Ideal.

Tear reciclado – papelão

Aliás, você pode fazer um tear na sua própria casa com papelão. Logicamente ficará uma versão bem mais simples do que o de pregos, mas é possível fazer peças lindas. Então, está interessado? Veja como fazer no canal do Edu Bocchese.

Como fazer tear – iniciantes

A Aurélia Villalva Francisco fez um tutorial ensinando passo a passo para fazer uma peça básica, bem simples, no YouTube. Neste caso, ela trabalhou com o tear quadrado.

Com toda a certeza, essa é uma ótima opção para você colocar a mão na massa já!

Aqui, o canal Ateliê de Ensino – Tecendo Ideias mostra como fazer o Ponto Escama, considerado – de fato – o mais fácil dessa técnica artesanal. Em seguida, assista ao vídeo:

Já o canal Cachecol de Tear dá o passo a passo para fazer um gorro no equipamento circular. Sem dúvida, é uma técnica simples e fácil para iniciantes.

Como fazer tear – peças

Cachecol

De fato, essa peça não poderia faltar neste post! Afinal, como fazer tear e não criar o seu próprio cachecol, não é mesmo? Por isso, selecionamos o vídeo da Perola Castellani mostrando como fazer esse item lindo e aconchegante. 

Tapete

Sem dúvida, o tapete é uma das peças mais produzidas com esse tipo de artesanato! Isso porque a história conta que os primeiros itens produzidos por essa técnica artesanal milenar foram roupas e tapetes.

Então, separamos um tutorial incrível do programa Vida Melhor para você aprender a fazer um tapete bem bonito.

Amigurumi

Você sabia que é possível até produzir amigurumi no tear? Para quem não conhece, amigurumi é uma técnica japonesa que cria pequenos bonecos em crochê ou tricô.

Em seguida, aprenda com o canal Arte Brasil Tudo em Artesanato como criar essas peças incríveis com tecelagem.

Modelos

Agora, que tal se inspirar nos modelos lindos da nossa loja Arte e Tear para você criar itens incríveis? Com toda a certeza, essas peças dão um toque artesanal para a sua casa. De tapetes às redes, todos os ambientes podem ganhar um objeto especial e único (ainda mais se for feito manualmente por você).

Com toda a certeza, o tapete em tear é uma ótima opção para a sala.

De fato, os jogos de passadeira para a cozinha tornam o ambiente mais bonito, seguro e limpo.

Sem dúvida, o xale dá cara nova para a sala.

De fato, o jogo de americano vermelho traz cor para os momentos de refeição.

Inegavelmente, os jogos de banheiro transformam o décor do espaço.

Conclusão

Por fim, agora você já sabe como preparar o seu próprio tear! Dessa forma, desde o equipamento, como tear de pregos quadrado e redondo e o de papelão, até peças lindas, como cachecol, tapete e amigurumi. Isso sem falar nas dicas ótimas para iniciantes!

Sem dúvida, a arte de tear é milenar e considerada um verdadeiro trabalho artístico com alto valor agregado, com suas infinitas possibilidades de mistura de fios, cores, texturas e padrões.

De fato, muito mais que arte e artesanato, essa técnica artesanal tão especial é considerada uma verdadeira terapia para os tecelões, profissionais ou amadores, pois incentiva a criatividade e os talentos manuais.

Agora, conta pra gente nos comentários qual peça você escolheu desse post para fazer!