Montar escritório em casa pode ser um desafio, mas é possível! Descubra como neste post.

É cada vez maior o número de profissionais que trabalham das suas próprias casas. O chamado home office é tendência no mundo todo e também por aqui, no Brasil. Seja com a flexibilidade da jornada, com a possibilidade de fazer trabalho remoto em alguns dias da semana, ou o empreendedorismo, principalmente para quem atua no mundo digital, montar um escritório em casa já é uma necessidade de muita gente.

Por exemplo, é grande o número de mães que buscam empreender, principalmente pela internet. O objetivo é conquistar mais autonomia e flexibilidade de horários para ter mais tempo de qualidade com os filhos.

Por isso, é essencial ter um espaço em casa adequado para o trabalho, tanto para manter o foco quanto a qualidade da saúde. Então, vamos dar neste post o passo a passo para você montar escritório em casa e decolar na carreira.

Montar escritório em casa

Antes de começarmos, veja os 4 passos para montar escritório em casa:

  • Escolha o local;
  • Defina a infraestrutura necessária;
  • Cuidado com a ergonomia;
  • Faça a decoração certa.

Passo 1: escolha o local

Com toda a certeza, é fundamental definir um espaço para montar seu escritório em casa. Não, não vale trabalhar deitado na cama, sentado no sofá ou na mesa da cozinha. Isso porque, além de atrapalhar a concentração, pode causar sérios problemas de coluna e afetar sua postura.

Sabemos que nem todo mundo tem um cômodo disponível para chamar de seu. Por isso, vale investir naquele cantinho no quarto, por exemplo, ou da sala. Você só precisa prestar atenção se conseguirá trabalhar sem interrupções da família e se conseguirá instalar a infraestrutura necessária, além de garantir um mínimo de conforto.

Foto: MCA Estúdio Projeto: Gerson Dutra Sá e Ana Salama, São Paulo – SP
Foto: Decoração de Casa

Passo 2: infraestrutura

Em segundo lugar, vem a infraestrutura. Você precisará de, no mínimo:

  • Tomadas;
  • Internet compatível com suas funções;
  • Boa iluminação – se possível, bastante luz natural. Dica: uma luminária na mesa também ajuda;
  • Telefone ou celular: tenha um específico para o trabalho;
  • Mesa;
  • Gavetas e/ou prateleiras;
  • Cadeira;
  • Um bom computador ou notebook.

Dependendo da sua profissão, talvez precise de outros equipamentos, como impressora e fax. Então, avalie cada detalhe e escolha aquilo que considera imprescindível para o seu bom desempenho.

Passo 3 – Ergonomia

Realmente, às vezes é mais fácil aproveitar o que você já tem para montar seu escritório em casa. Não há problema nenhum nisso – aliás, gastar menos é sempre bom. Mas, desde que fique atento à ergonomia. Ou seja, se o seu local de trabalho está adequado às normas de saúde para evitar problemas na coluna e nos olhos, por exemplo.

Na verdade, isso é respeitar a sua saúde em primeiro lugar.

Portanto, opte por cadeiras com encosto, apoio para os braços e regulagem de altura e de inclinação. Para os braços ficarem paralelos ao chão, o apoio da cadeira deve estar na mesma altura da mesa.

Além disso, tenha um descanso para os pés. Outra dica é posicionar o monitor de tal forma que você não fique com a cabeça inclinada para baixo ou para cima e nem precisando fazer movimentos intensos.

Passo 4 – Decoração

É fato que deixar o seu cantinho com a sua cara dá uma baita motivação. Dessa maneira, invista na decoração para torná-lo mais bonito e funcional. Por exemplo, as caixas organizadoras podem contribuir com o décor e ajudar a guardar canetas, lápis e também papeis.

Mas, atenção: não exagere! Isso porque muitos estímulos visuais podem atrapalhar o seu foco.

Outra ideia bem legal é ter uma plantinha perto de você. Além da proximidade com a natureza, ela gera aquele sentimento de leveza, calma e aconchego no ambiente e atrai boas energias. Aliás, existem várias espécies de plantas que podemos ter dentro de casa.

Modelos

Conclusão

Agora, com esse passo a passo, você já pode montar seu escritório em casa. Com toda a certeza, o espaço mais organizado, confortável e bonito motivará você a conseguir aumentar a produtividade e tornar o seu home office funcional de uma vez por todas.

Conta pra gente nos comentários como será o seu escritório em casa. Assim, você também inspira e ajuda outras pessoas.