De fato, são vários os benefícios que conquistamos ao investir em plantas para dentro de casa. Dentre os principais, estão a maior proximidade com a natureza, aquele sentimento de leveza e calma no ambiente, a atração de boas energias e uma decoração pra lá de aconchegante.

O cultivo de plantas pode gerar resultados positivos até para a saúde, como a diminuição do estresse e o auxílio no combate à depressão. Tudo isso por simplesmente criarmos hábitos novos, como regar e adubar, por exemplo. Ou seja, apenas por cuidarmos delas.

Mas, obviamente, não é qualquer espécie que podemos semear no nosso lar. É preciso ficar atento a algumas regras básicas e específicas, como iluminação, ventilação, adubação, rega etc.

Por isso, selecionamos neste post 5 tipos de plantas para dentro de casa. Aproveite e escolha já a sua!

Plantas para dentro de casa

Em seguida, veja quais são as plantas para dentro de casa:

  • Antúrio;
  • Orquídea;
  • Samambaia;
  • Cacto;
  • Suculentas.

1.     Antúrio

A queridinha dos lares brasileiros! As folhas formam um coração (que fofo) e há opções de diferentes cores, como vermelho, branco e rosa, dentre outras. Se essa planta já te conquistou, é só arrumar um espaço com luminosidade, mas sem contato direto com o sol, e também uns minutos a mais na sua agenda.

Isso porque ela precisa de muita rega para manter o solo úmido e, se o clima estiver muito seco, também de água nas folhas. Mas, não exagere, pois pode afetar as raízes.    

2.     Orquídea

Outra planta que também faz sucesso é a orquídea, pois é muito linda e possui inúmeras opções de formatos e cores. Entretanto, exige muita dedicação.

Em primeiro lugar, escore a planta numa haste para que ela cresça sem pender ou curvar muito. Depois disso, opte por um local sem iluminação direta no vaso. Se possível, deixa-a receber a luz do sol na parte da manhã ou final da tarde.

Mantenha as regas regulares e o ambiente ventilado naturalmente, mesmo que seja por apenas uma frestinha da janela.  

Dica: se você está começando no mundo das orquídeas, invista primeiramente nas espécies Phalaenopsis híbrida ou a Cattleya híbrida, pois são mais resistentes.

Phalaenopsis híbrida 

Cattleya híbrida

3.     Samambaia

Popular, a samambaia fica incrível quando exposta em vasos suspensos ou locais altos devido a algumas de suas características, como folhas longas e pendentes. Com toda a certeza, é uma das ótimas opções de plantas para ter dentro de casa, mas que precisa de atenção diária.

Por outro lado, adapta-se à sombra e meia-sombra muito bem. Mas, é necessário manter o solo sempre úmido e a planta bem longe de ventos, pois podem queimar suas folhas.

4.     Cacto

Se a orquídea exige um pouco mais de dedicação em comparação às outras plantas, com o cacto já é ao contrário. Com poucos minutos de cuidado, essa espécie já se desenvolve bem.

Por isso, deixe-o receber muitas horas de sol para ficar mais robusto e bonito. Além disso, ele precisa de pouca água. Se o solo estiver muito seco, regue um pouco mais do que o habitual. Mas, só um pouquinho hein?!

5.     Suculentas

As suculentas têm atributos parecidos com o cacto, principalmente porque são fáceis de cuidar, amam a luz do sol e curtem pouca água. Isso por causa de suas raízes, talos e/ou folhas grossas que estocam água por períodos maiores.

Para saber se está tudo certo, é só observar os sinais que elas próprias emitem. Como exemplo, folhas secas pedem mais água, naturalmente. Já se as folhas apodrecerem, pode significar que a rega está exagerada.

Conclusão

Finalmente, você viu neste post 5 plantas incríveis para dentro de casa. São opções tanto que exigem mais cuidados quanto que precisam de menos atenção – ótimas escolhas para quem vive sem tempo.

Aliás, já decidiu qual delas ganhará um cantinho especial no seu lar? Conte pra gente nos comentários.