Você sabe como fazer crochê? Não? Então, aprenda agora mesmo nesse post.

O crochê é uma arte milenar que, sem dúvida, faz parte da decoração de muitas casas brasileiras. Isso porque a peça garante beleza, conforto, comodidade e, em muitos casos, exclusividade – quem não adora ter um artesanato único no décor?

Com toda a certeza, essa técnica de produção artesanal faz maravilhas: de roupas, tapetes e toalhas de mesa até móbiles, molduras e vasos, por exemplo. É só usar a criatividade e pronto: você pode ter um item totalmente diferenciado para decorar qualquer ambiente ou objeto!

Inclusive, você mesmo pode ser o artesão e colocar a mão na massa. Aliás, você sabia que, além da função decorativa, a arte de fazer crochê é comprovadamente terapêutica? De acordo com estudos, esse trabalho manual tem diversos benefícios para a saúde, como redução da ansiedade e combate à depressão.

Por isso e muito mais, a seção “Faça Você Mesmo” do blog da Arte e Tear ensinará hoje como fazer crochê. Tem dicas e técnicas para iniciantes, intermediários e para quem também já está no nível avançado. Tudo acompanhado de vídeos com tutoriais para você já praticar!

Psiu: selecionamos peças incríveis de crochê diretamente da loja da Arte e Tear neste post.

Como fazer crochê: iniciantes

Antes de qualquer coisa, separamos tudo o que o iniciante nessa técnica precisa saber para já dar a primeira laçada. Esse guia básico mostrará quais são os tipos de agulha e linhas, além dos pontos e abreviações mais fáceis para começar.

Materiais

Agulhas

Em primeiro lugar, o segredo principal é o tamanho da agulha, que varia desde 0,5 mm até 10 mm. Para aprendizes, a dica é começar com agulhas finas e linhas finas, pois essa é a combinação certa e que produzirá pontos fechados.

Mas, há outra opção: apelar para agulha grossa com linha fina para você ir pegando o jeito. Porém, atenção: isso é só no início, pois o método certo é agulha grossa com linha grossa para termos pontos abertos.

Já sobre o material que é feito a agulha, indicamos metal, plástico, madeira ou alumínio.

Linhas

Assim como é importante escolher o tipo de agulha para o crochê, a linha também precisa ser a certa. Geralmente, as mais utilizadas são barbante (para peças mais resistentes), lã e algodão.

Pontos e abreviações

Ponto correntinha

Abreviação: Corr

Inegavelmente, esse ponto é a base para tudo o que você for fazer. Além disso, é o mais simples de aprender. Por isso, comece por ele.

A sua abreviação é Corr. E por que você deve decorar isso? Porque os gráficos e tutoriais estarão identificados com as siglas.

Ah, outra coisa: ele também é conhecido como ponto corrente (pc).

Em seguida, veja no passo a passo abaixo como fazer esse ponto.

Ponto baixíssimo

Abreviação: pbx

Só para exemplificar, esse ponto não fica aparente, pois é empregado para dar acabamento (bordas e arremates, por exemplo). A sua abreviação é pbx.

Logo abaixo, assista o passo a passo de como fazer esse ponto.

Ponto baixo

Abreviação: pb

Sem dúvida, esse ponto é mais fechado e ideal para confeccionar peças mais resistentes, como tapetes de crochê.  A sua abreviação é pb.

Agora, aprenda como fazer esse ponto no tutorial abaixo.

Ponto alto

Abreviação: pa

Esse ponto é mais aberto. Desse modo, é indicado para produzir peças confortáveis e macias, como roupas. A sua abreviação é pa.

Para que você já possa praticar, entenda como fazer esse ponto logo abaixo.

Passo a passo para iniciantes

Agora, vamos aprender o passo a passo de como fazer crochê com os principais pontos básicos.

Como fazer crochê: intermediário

Se você já conhece bem os pontos básicos do crochê e até muitos outros e agora quer avançar ainda mais nessa técnica, selecionamos alguns tutoriais abaixo.

Aprenda a fazer cardigã de crochê:

Veja como é feito o bico em crochê roseta:

Entenda como utilizar o barbante nessa técnica:

Como fazer crochê: avançado

Mas, se você busca um novo desafio na arte do crochê, que tal tentar técnicas mais avançadas? Veja abaixo o que você pode fazer dentro do nível avançado:

Aprenda a fazer pontos avançados:

Olha como fazer lindos círculos de crochê:

Saiba como fazer peças artesanais decorativas com crochê:

Modelos de crochê

Para os fãs do crochê, separamos algumas peças lindas disponíveis na loja, tanto física quanto virtual, da Arte e Tear. Com toda a certeza, têm opções de tapetes, jogos de banheiro e até caminhos de mesa, dentre outros.

Sem dúvida, o tapetão de crochê é praticamente a menina dos olhos de quem adora essa técnica.

Inegavelmente, esse caminho de crochê amarelo deu vida à mesa de jantar.

Com toda a certeza, o jogo de tapete passadeira em crochê cru combina com qualquer decoração da cozinha.  

Até a toalha de bandeja pode ser de crochê, como essa, pois traz mais sofisticação à peça.

De fato, esse jogo de banheiro em crochê no formato coruja e todo colorido é muito divertido.

Esse par de tapete de crochê pode ser a peça artesanal especial na decoração da sala. Afinal, ele é lindo!

Conclusão

Por fim, você viu neste post como fazer crochê, com dicas, técnicas e tutoriais para iniciantes, intermediários e para quem já está no nível avançado. Além disso, destacamos modelos lindos diretamente da loja Arte e Tear para você garantir agora uma peça artesanal incrível na decoração da sua casa.

Depois, não se esqueça de contar pra gente nos comentários como foi colocar em prática tudo o que aprendeu hoje na seção “Faça Você Mesmo” aqui do blog.

Assim sendo, você ajudará mais gente a aprender essa técnica.