Vamos aproveitar essa época mágica para trabalhar o artesanato de Natal? Portanto, aprenda como fazer peças incríveis neste post.

Quem não ama o Natal, não é mesmo? Sem dúvida, esta época do ano traz esperança aos corações e desperta em nós alegria, partilha e fraternidade. Por isso, queremos celebrar e reunir toda a família para agradecer por mais um ano que passou.

E, claro, também preparar a casa para a chegada do Papai Noel (sim, ele existe. Pergunte para as crianças). De fato, decorar o lar é uma das coisas mais legais desse momento e podemos fazer isso sem gastar muito. Sabe como? Colocando a mão na massa e preparando os seus próprios enfeites!

Portanto, para entrar de vez no clima dessa época tão mágica, vamos ensinar como fazer 25 peças incríveis na seção Faça Você Mesmo. São opções de artesanato de Natal em tecido, EVA, feltro, linha de crochê e reciclados para enfeitar desde a árvore natalina até à mesa de jantar. 

Com toda a certeza, é uma coisa mais linda que a outra. Preparado para se inspirar de verdade? Então vem!

Artesanato de Natal

Antes de tudo, neste post você aprenderá a criar as seguintes peças de artesanato de Natal:

  • Árvore de Natal;
  • Pano de prato;
  • Porta assadeira;
  • Bola natalina;
  • Laço;
  • Guirlanda;
  • Estrela de Natal;
  • Cabideiro natalino;
  • Flor;
  • Caixa em formato de sino;
  • Sousplat de Natal;
  • Centro de mesa;
  • Porta garrafa;
  • Tapete natalino;
  • Presépio;
  • Berloques;
  • Potes de Natal;
  • Capas de almofada;
  • Papai Noel, renas e trenó;
  • Globo de neve;
  • Mini guirlanda;
  • Sino de Natal;
  • Boneco de neve;
  • Trem natalino.

Tecido

Sem dúvida, dá para inovar e elaborar adornos criativos e simples de artesanato de Natal. E o tecido é uma ótima opção para peças maiores, como toalhas de mesa, toalhas de banheiro e jogos americanos. Mas também é possível criar guirlandas, cartões, embalagens para as famosas lembrancinhas e muitos outros objetos artesanais.

Se você é um artesão iniciante ou deseja apenas fazer as decorações natalinas, mas não tem experiência, comece pelo tecido. Em muitos casos, não será preciso usar uma máquina de costura, mas apenas agulha e linha e até cola pano.

Porém, se já domina a arte do corte e costura, pode até aproveitar os tecidos e retalhos que possui em casa.

Quer ver como? Então, aprenda a fazer 5 peças com os tutoriais simples e fáceis que separamos abaixo:

Árvore de Natal

Que tal fazer até a sua árvore de Natal com tecido? Sim, é isso mesmo! Assim sendo, aprenda o passo a passo com a Adriana Schutz no vídeo abaixo.

Psiu: tem até molde para baixar.

Pano de prato

Sem dúvida, o pano de prato pode e deve também estar à altura nesta data tão importante. E o melhor de tudo: é super simples de produzir!

Para te ensinar como criar a sua própria peça, nós separamos esse tutorial bem bacana do canal Artesanato Total. Atenção: tem patchwork aqui também.

Porta-assadeira

Para deixar a sua mesa de Natal impecável neste dia tão especial, vamos caracterizar até o porta-assadeira. Quer ver como? Portanto, é só assistir ao vídeo do canal Estilotex Artesanato.

Bola natalina

Outro enfeite tradicional na decoração de Natal é a bola decorativa. Por esse motivo, nós escolhemos o vídeo do canal Pereira e Rosado para você aprender rapidamente como criar esse item.

Laço

Com toda a certeza, aquele laço bem bonito é pré-requisito básico na hora de montar a sua árvore de Natal. Dessa forma, nós separamos as dicas preciosas do canal YogaComMay para você produzir esse enfeite de maneira rápida e fácil.

EVA

Sem dúvida, outro material simples de trabalhar e que dá para criar artesanato de Natal encantador é o EVA. Famoso no mundo do artesanato, o EVA (Ethylene Vinyl Acetate) é uma espécie de espuma sintética encontrada em várias formas, cores e espessuras.

É um material versátil, barato e fácil de encontrar – a maioria das papelarias vende. Geralmente, só é necessário régua, cola e tesoura para produzir os enfeites. Ou seja, os gastos são baixos para resultados maravilhosos.

Portanto, aposte na sua criatividade, solte a imaginação e conte com uma ajudinha nossa para criar peças incríveis em EVA logo abaixo.

Guirlanda

Com toda a certeza, a guirlanda na porta de entrada não pode faltar no Natal! Por isso, separamos esse tutorial incrível do canal Balão & Arte Decorações By Natália Alves com o passo a passo para criar a peça em EVA.

Estrela de Natal

A Ana Paula, do canal Criando ou Fazendo Artes, ensina como criar lindas flores natalinas para decorar a casa, fazer arranjos ou até pendurar na árvore de Natal. E tudo isso de maneira rápida e fácil.

Cabideiro natalino

Na verdade, essa ideia é completa: cabideiro com sinos, botinhas de Natal e com o nome dos familiares. Demais, não é mesmo?!

E, ainda por cima, é simples de elaborar! Então, mãos à obra!

Flor

Pode ter flor no décor de Natal? Não só pode, como deve! Então, saiba como elaborar esse item tão delicado e bonito como esse tutorial do Canal Blog Criativo.

Caixa em formato de sino

Nada como presentear as pessoas que ama nesse Natal com um item feito por você. Dessa maneira, selecionamos esse vídeo do canal Val Arteira para você confeccionar uma caixa no formato de sino em EVA.

Crochê

Quer enfeite artesanal para casa mais tradicional do que em crochê? De fato, ele está aí há anos e nunca sai de moda. Além disso, também é possível produzir peças temáticas lindas com esse material.

Em seguida, selecionamos X itens para você colocar em prática já!

Psiu: se você não sabe ainda fazer crochê, aprenda com o este passo a passo.  

Sousplat de Natal

Vamos criar uma peça única e linda para a sua ceia de Natal? Então, assista ao vídeo do canal Crochê da Nanda e aprenda todos os detalhes de forma fácil.

Centro de mesa

Que tal deixar a sua mesa de jantar no clima do Natal por mais tempo? Para isso, invista no centro de mesa em crochê!

E o canal Crochetar Profa Maria Rita te mostra como fazer tudinho já!

Porta garrafa

Agora, vamos apostar em uma peça delicada e muito bonita, perfeita para presentear: porta-garrafa natalino. Além disso, dá até para ganhar uma renda extra com ele, sabia?

De fato, esse artesanato de Natal é bem fácil de ser feito. Por isso, o canal Procurando Ideias com Penha ensina o passo a passo da produção, desde dou detalhes das medidas e até como fazer o acabamento durante a troca de linhas.

Tapete natalino

É claro que o tradicional tapete de crochê não poderia faltar nessa seleção especial que fizemos para você. Portanto, aprenda como fazer a peça personalizada para as suas festividades com o vídeo do canal Artes da Desi Crochê.

Presépio de Natal

É desafio que você quer? Então, que tal apostar no presépio de Natal em crochê? Sem dúvida, o resultado final é incrível e fará sucesso entre a família.

Feltro

Para uma decoração diferenciada e linda, aposte no feltro. Isso porque esse material é muito barato, simples de trabalhar e é possível encontrá-lo em várias cores. Por isso também é um dos queridinhos para artesanato de Natal.

O método mais usado é a costura manual, mas é possível utilizar apenas cola quente.

Com o feltro, você não precisa apenas fazer peças com personagens ou que remetam ao Natal. Ele é tão versátil que a dica é investir em itens decorativos para a árvore, como berloques, por exemplo.

Quer boas ideias? Então, veja abaixo os tutorias que escolhemos para você.

Berloques de Natal

Com toda a certeza, montar a árvore de Natal é uma das tradições mais gostosas dessa época. E advinha o que não pode faltar de jeito nenhum? Os enfeites para pendurarmos.

Portanto, o que acha de vivenciar essa experiência mais a fundo? Para isso, a nossa dica é que você faça os seus próprios berloques com feltro a partir do passo a passo simples do canal Escola de Feltro.

 

Pote de Natal

Já neste vídeo, o canal Escola de Feltro mostra como criar um pote de Natal decorado com esse material.

É só seguir o passo a passo a seguir e pronto: uma peça artesanal única, criada por você.

Capas de almofadas de Natal

Sem dúvida, a sala – ou o quarto – pode ganhar um reforço especial na decoração de Natal deste ano: as capas de almofadas decorativas personalizadas. E, o mais bacana, é que serão feitas por você!

Portanto, veja esse tutorial do canal Mesa Pronta e crie já as suas peças!

Papai Noel

De fato, tem uma pessoinha que não pode faltar de jeito nenhum na sua decoração natalina. Já lembrou quem? Sim, estamos falando dele: o Papai Noel.

Então, aprenda a criar o bom velhinho com as dicas super fáceis com a Andressa Salomão em seu canal no YouTube.

Papai Noel, renas e trenó

Vamos para mais um desafio de artesanato de Natal? Dessa maneira, vamos montar o Papai Noel, as renas e o trenó com feltro. Com toda a certeza, encantará toda a família.

Reciclados

Que tal ser sustentável neste Natal? Então, faça sua decoração temática com materiais reciclados. Sem dúvida, a sua casa ficará fantástica e você ainda pode dar o exemplo para a família e ensinar as crianças de como ajudar na luta pela proteção ao meio ambiente.

Aqui, é ainda mais fácil praticar o “faça você mesmo”. Dessa forma, é só utilizar a sua criatividade, a enorme variedade de materiais que pode ser reaproveitada (inclusive itens que você já cansou) e pronto: você tem enfeites deslumbrantes, fora do comum e exclusivos. E tudo isso ainda gastando pouco! 

Em seguida, a gente te mostra como:

Globo de neve

De fato, o globo de neve tem tudo a ver com o Natal – até em um país tão quente como o nosso. O melhor de tudo é que é possível criar esse item com material reciclado!

Fique tranquilo que vamos te ensinar a fazer com esse tutorial do canal Coisinhas da Kika – Artesanato Sustentável e Dicas.

Mini guirlanda

Você ainda tem CD na sua casa, mas já nem escuta mais? E se te contarmos que é possível fazer bom aproveito desse material?

Sim, é possível! Para isso, vamos transformá-lo em uma mini guirlanda incrível por meio desse passo a passo do canal Artesanato Maria Figueiredo.

Sino de Natal

Com toda a certeza, você tem garrafa pet na sua casa. Então, vamos reaproveitá-la de uma maneira toda especial: criando um lindo sino.

Portanto, aprenda como fazer esse artesanato de Natal com o canal Brincadeiras da Rafinha.

Boneco de neve

E se te falarmos que é possível criar um boneco de neve super legal a partir de copos descartáveis? O Programa Diversidade, em seu canal no YouTube, ensina como colocar em prática essa ideia barata e divertida.

Trem de Natal

Já pensou em reutilizar as caixas de leite, por exemplo, e criar um belíssimo artesanato de Natal? Desse modo, você pode fazer um trem natalino.

Vamos colocar essa ideia em prática? Em seguida, aprenda o passo a passo com o canal Fazerarte.

Modelos

Agora, separamos alguns itens para você ter mais inspirações para o seu artesanato de Natal. Em seguida, conheça todos eles:

artesanato de Natal

artesanato de natal

artesanato de natal

artesanato de natal

artesanato de natal

artesanato de natal

artesanato de natal

decoração de Natal simples
Capas de almofada decorativa da Arte e Tear

decoração de Natal simples
Caminho de mesa da Arte e Tear

artesanato de natal

artesanato de natal

decoração de Natal simples
Jogo de toalhas rosto e mão da Arte e Tear

artesanato de natal

artesanato de natal

artesanato de natal

artesanato de natal

artesanato de natal

artesanato de natal

Conclusão

Por fim, conseguiu toda a inspiração necessária para decorar a casa neste ano? Sem dúvida, você viu que pode apostar em artesanato de Natal para ter enfeites lindos e encantadores sem gastar muito. Isso porque são diversos materiais, com texturas, tamanhos e cores diferentes, como o tecido, EVA, crochê, feltro ou reciclado à sua escolha.

Com toda a certeza, são esses detalhes que demonstram todo o amor que investimos para acolher e receber com carinho a nossa família nesta época mágica.

De fato, o mais bacana de tudo é sair do convencional e ainda com uma decoração exclusiva e deslumbrante.

Então, aposte sem medo de errar no artesanato de Natal.

Agora, aproveite para contar pra gente nos comentários quais peças ganharam o seu coração e quais irá criar neste Natal.