Os tons pastéis na decoração da casa é um clássico que nunca sai de moda. Isso porque as cores claras e suaves tornam os ambientes mais acolhedores e confortáveis. Ideal para quem gosta de um decór mais tranquilo e delicado. Ao mesmo tempo, é uma ótima opção para trazer mais cor ao lar, mas sem perder a essência clean.   

Neste sentido, nós vamos mostrar neste artigo quais são as tonalidades pastéis e dar dicas de como usar na decoração. Além disso, nós selecionamos algumas peças da Arte e Tear nestas cores para você usar em todos os cômodos da casa. Até no banheiro. Confira!

Tons pastéis na decoração – quais são?

Basicamente, as tonalidades pastéis são cores com pouca saturação. Dentre as principais, estão as cores rosa, azul, amarelo, verde e lilás. Caracterizam-se pela suavidade e claridade, o que gera uma sensação de acolhimento, paz e até romantismo ao espaço.

Atualmente, também são conhecidos como “candy colors” (cores de doces) porque são parecidos com diversas cores de doces, como marshmallow e algodão doce. Em seguida, veja as principais tonalidades:

Imagem: Projetos Criativos

Tons de pastéis na decoração – como usar?

Sem dúvida, a paleta de cores pastéis pode ser aplicada em todos os cômodos da casa! Você pode fazer isso desde a pintura das paredes até por meio de móveis e outros itens decorativos, como jogos de cama e toalhas, almofadas, cortinas, quadros, caminho de mesa, panos de prato etc.

Como são cores que combinam entre si, você pode escolher várias delas para usar até no mesmo ambiente. Outra dica é mesclar com tonalidades neutras, como branco e cinza, para quebrar uma possível infantilidade no decór.

Uma das principais vantagens dessa paleta é ampliar e iluminar os espaços, principalmente os pequenos, como quartos e banheiros. Outro uso bem comum é na decoração do quarto do bebê, pois gera tranquilidade e calma.

Em seguida, veja como usar em cada cômodo da casa.

Sala

Na sala, tudo dependerá do seu objetivo. Por exemplo, se busca um espaço mais alegre e descontraído, aplique os tons pasteis na tinta da parede e em objetos de decoração, como poltronas e cortinas.

Entretanto, se quer deixar a sala mais clean e leve, pinte as paredes de bege pastel e coloque as cores mais divertidas nos detalhes, como almofadas, tapetes e quadros.

Confira:

Cozinha

Na cozinha, também há a opção de usar as cores pasteis mais alegres para trazer descontração ao espaço. Neste caso, use nas paredes e nos armários.

Ou, se o objetivo é leveza e discrição, utilize nos utensílios, puxadores de armário ou no enxoval, como pano de prato, toalha de mesa, cortina, jogos de passadeira e jogos americanos, dentre outros.

Veja:

Quarto

No quarto, os tons pastéis na decoração podem ser distribuídos na parede, nos móveis, na cabeceira e nos detalhes, como jogo de cama, almofadas, tapete e cortina. Tudo dependerá se prefere um ambiente mais extrovertido ou romântico e relaxante.

Confira:

Quarto de criança

Sem dúvida, os tons pastéis na decoração do quarto de criança é uma ótima pedida. Isso porque as cores mais suaves geram um ambiente mais relaxante e aconchegante. Ideal para bons sonhos, não é mesmo?

Então, você pode investir no enxoval, itens decorativos e papeis de parede para trazer essas cores ao decór. Com a variedade da paleta, ainda é possível fugir dos tradicionais “azul para meninos” e “rosa para meninas” se você quiser. Aproveite!

Banheiro

Sim, até o banheiro deve ser incluso na decoração! Neste local, você pode apostar nos revestimentos, gabinete e até no enxoval, como jogos de toalha e tapetes, para garantir as cores pastéis. Confira!

Foto: Projetos Criativos

Tons pastéis na decoração – itens Arte e Tear

Agora, confira alguns itens da Arte e Tear que separamos pra te ajudar no decór em cores pastéis.

Agora, conta pra gente nos comentários qual designer e peça mais gostou.