Sem dúvida, é importantíssimo saber escolher a toalha de mesa certa. Portanto, vamos ensinar neste post como fazer isso sem erros.

A dupla mesa e toalha está para a perfeição tanto quanto a famosa combinação “arroz com feijão” – ou “goiabada com queijo”. Exagero?

Então, vá até a cozinha – área de lazer ou quintal também servem – e repare se não há uma bela toalha por cima da mesa. Apostamos que sim! Se não for exatamente esse item, é algum “derivado”, como o caminho de mesa. Acertamos?

Com toda a certeza, a toalha de mesa tem lugar garantido nos lares. Isso porque as várias opções de formatos, modelos, tamanhos, cores e texturas permitem que possamos ter a peça perfeita para cada ocasião.

Porém, escolher a toalha de mesa certa tem alguns segredinhos. Quer saber quais? É só continuar lendo este post.

Tamanho

Bom, se a minha mesa é redonda, a toalha do mesmo formato vai ficar ótima, não é mesmo? Não necessariamente.

Além de depender, obviamente, da quantidade de lugares, é preciso levar em consideração a ocasião. Por exemplo, para eventos mais formais como casamento e formaturas, o caimento precisa ser longo – algo como 38 centímetros de barra.

Já para momentos mais descontraídos ou até para o dia a dia, a barra da toalha pode ter entre 15 e 20 centímetros.

Em seguida, conheça os tamanhos mais indicados para cada formato de mesa:

Mesa redonda

Para mesas de 2 a 4 cadeiras, opte por toalhas entre 1,55 e 1,80 metro de diâmetro. Já para as maiores, de 6 a 8 cadeiras, um modelo de 1,80 a 2,25 metros fica ótimo.

Entretanto, você ainda está com dúvidas sobre o tamanho ideal da peça? Fique calmo. Para isso, é só tirar o diâmetro do móvel. Em relação à barra, faça uma continha simples: some o dobro da medida desejada ao diâmetro.

Como exemplo: se você deseja uma barra de 15 centímetros e o diâmetro da mesa é de 1,80, acrescente 30 centímetros na medida do móvel e opte por uma toalha de 2,10.

Mesa quadrada

Geralmente, este formato abriga 4 pessoas e o tamanho indicado da toalha de mesa certa é entre de 1,40 e 1,80 metro.

Mas, caso deseje medir o móvel, utilize uma fita métrica para verificar o comprimento e a largura. Em resumo, para conseguir a barra desejada, adicione o dobro do seu tamanho nas dimensões da toalha. Assim, para uma barra de 20 centímetros em uma mesa de 1 x 1, a toalha deve ter 1,40 x 1,40.

Mesa retangular

Neste formato, os tamanhos mais indicados de toalha de mesa são estes:

  • 6 lugares – 1,40 x 2,00 a 1,60 x 2,20 metros;
  • 8 lugares – 1,60 x 2,20 a 1,80 x 2,50 metros;
  • 10 lugares – 1,80 x 3,00 metros;
  • 12 lugares – 1,80 x 3,50 metros.

Psiu: para definir a barra, é a mesma conta feita para a mesa quadrada.

Tecido

Assim também como o tamanho, precisamos eleger o nosso tecido preferido – ou que combine mais com a finalidade pretendida. Logo abaixo, conheça os mais comuns:

Algodão – perfeito para o dia a dia e eventos casuais, pois é macio, durável, fácil de limpar e com valores mais baixos.

Poliéster – este tecido tem todas as vantagens do algodão e ainda é mais sedoso, brilhante, de ótimo caimento e não amassa facilmente. Ou seja, aposta certa para as ocasiões formais.

Além da toalha de mesa

Aliás, a toalha possui algumas adaptações, como os caminhos de mesa, toalhas de centro de mesa e até jogos americanos. Contudo, também são ótimas opções para enfeitar o móvel e protegê-lo de possíveis acidentes, como manchas e riscos.

Por isso, separamos também alguns modelos lindos para você:

Conclusão

Agora que revelamos todos os segredinhos, você vai – e com toda a certeza – escolher a toalha de mesa certa para a sua casa. Então, boa sorte!