Você ama tapete de crochê? Então descubra neste post os estilos e dicas de peças nos formatos redondo, oval, quadrado e retangular.

Clássico da decoração artesanal, o tapete de crochê ainda faz muito sucesso nas casas brasileiras.  Este modelo voltou a ser tendência devido, principalmente, a onda do DIY – ou mais popularmente conhecido como “faça você mesmo”.

A técnica manual merece muito respeito e também um lugar especial no seu lar: com séculos de tradição, ela se reinventou e hoje oferece novas peças e estilos para todos os gostos.

Neste post, você conhecerá os diferentes tipos de tapete de crochê, em quais ambientes utilizar e ideias incríveis para apostar nessa peça e arrasar na decoração da casa.

Tapete de crochê

Entretanto, antes de começar o post, confira quais estilos e formatos veremos por aqui:

  • Simples;
  • Barroco;
  • Bordado;
  • Russo;
  • Quadrado ou Square;
  • Redondo;
  • Oval;
  • Retangular.

Tipos de tapete de crochê

Conheça os principais tipos de tapete de crochê e escolha o que tem mais a ver com seu estilo! Depois, é só definir o formato: oval, quadrado, redondo etc.

Simples

Neste estilo, vale a regra do “menos é mais”. Geralmente, é feito de apenas uma cor – o cru é o preferido. Esta opção é a ideal para artesãos iniciantes e para quem busca sofisticação com simplicidade. 

Barroco

Os tapetes barrocos são ricos em detalhes, muito coloridos e tem algo bem diferente: o barbante é feito de algodão, o que gera maciez à peça. São ótimos para dar um visual ousado ao ambiente.

Também podem substituir o tapete felpudo, pois é ideal para quem adora deitar no tapete da sala para assistir TV, por exemplo.

Bordado

Para os que vão fazer seus próprios tapetes de crochê, aqui o grau de dificuldade sobe. O bordado torna a peça mais rebuscada e é aplicado após a finalização da peça.

É uma peça artesanal muito linda e é ideal para trazer delicadeza ao cômodo da casa.

Russo

Se você é craque na arte do crochê ou é apaixonado por detalhes, o estilo russo é ideal para você! Esta peça é feita com uma grande variedade de pontos e várias camadas, destacando-se naturalmente em qualquer ambiente.

Quadrado ou Square

Esse, com toda a certeza, é um dos modelos mais populares de tapete de crochê. Na hora de escolher, leve em consideração se prefere pontos mais fechados ou abertos, barbante mais grosso ou mais fino e, claro, as cores desejadas.

As peças mais comuns são coloridas, mas o monocromático é bonito e traz um ar de elegância para a casa.

Onde usar na casa

O tapete de crochê é muito versátil e pode ser utilizado em qualquer cômodo do seu lar. Em seguida, confira algumas dicas de como usar em cada ambiente:

Sala

Sem dúvida, a sala é o principal local da casa em que recebemos amigos e familiares. E, claro, você quer deixá-la linda, não é? Então, invista no tapete de crochê no décor desse ambiente. Além de ser simples e barato, o crochê traz delicadeza e elegância para o local.

Cozinha

Com toda a certeza, a cozinha é o ambiente mais tradicional da casa que tem um tapete de crochê. Isso porque um dos usos mais comuns é próximo a pia, pois evita que o chão fique molhado. Além dessa utilidade, a peça dá um charme para um dos cômodos mais frequentados. 

tapete de crochê

tapete de crochê

Quarto

De fato, o objetivo principal do quarto é ser aconchegante. Portanto, quer peça mais acolhedora que o tapete de crochê? Então, aposte nessa item decorativo e deixe o ambiente ainda mais lindo e confortável.

Banheiro

Sem dúvida, o banheiro também merece uma decoração bem bonita! Para isso, invista nos jogos de banheiro de crochê, pois conseguem manter o mesmo estilo e ainda deixar o ambiente mais agradável.

Conclusão

Por fim, o tapete de crochê é uma peça artesanal tradicional, muito queridinha pelos brasileiros, e que leva charme para o seu lar. Atualmente, existem diferentes modelos, formatos e tipos para esta peça. Mas, com toda a certeza, você encontrará – ou até mesmo pode fazer – uma com o seu estilo!