As pastilhas para banheiro e cozinha são uma ótima ideia pra dar aquele up no décor! Então, veja neste post como utilizá-las da melhor forma.

Você cansou dos azulejos e quer inovar na decoração do banheiro e da cozinha? Que tal investir nas pastilhas? Com toda a certeza, esse estilo vem bombando nos últimos anos e tem ganhado cada vez mais espaço nas casas.

E, por isso, hoje já existem diversos modelos, materiais, estampas e cores que agradam todos os gostos e bolsos. Além de todas essas vantagens, o revestimento ainda é simples de aplicar e limpar. Certamente, vale o investimento!

Então, mãos à obra! Veja neste post como fazer o seu décor com pastilhas para banheiro e cozinha. Vamos falar sobre os materiais mais utilizados e, claro, mostrar muitos projetos para você já escolher o seu preferido.

Materiais de pastilhas para banheiro e cozinha

Em primeiro lugar, é preciso definir qual é o tipo de material certo para o objetivo da decoração. Por exemplo, pastilhas de vidro e as adesivas são ideais para colocar no box do banheiro, mas não para utilizar no décor do chão.

Por causa destes detalhes, nós vamos explicar em seguida quais são as vantagens dos materiais mais utilizados: vidro, adesivo e cerâmica. Confira. 

 

1.      Pastilha de vidro

O vidro é uma das mais usadas, principalmente para quem busca estilos mais arrojados e modernos. Isso porque possui brilho, transparência, resistência, não macha ou desbota e é de fácil limpeza.

Porém, o preço é maior e exige mais habilidade na hora da aplicação. Ou seja, o ideal é contratar mão de obra especializada. Psiu: o segredo aqui é o rejunte. Se houver falhas, o mofo aparece e adeus à durabilidade do produto.

Ah, e atenção: esse material não é indicado para o piso, pois é escorregadio.

Foto: Décor Fácil
Foto: Décor Fácil

2.      Pastilha adesiva

Está em busca de uma opção mais em conta? Então, invista na pastilha adesiva. Esse modelo é barato, fácil de colar e garante, assim como os outros, a resistência a umidade. 

Mas, por outro lado, a durabilidade é menor em relação ao vidro. Geralmente, dois anos quando em contato com água e cinco anos em locais secos, mas úmidos.

Assim como a de vidro, não instale no chão, pois o material desgastará rapidamente.

Foto: Westwing
Foto: Tua Casa

3.     Pastilha de cerâmica

Clássico, um dos principais benefícios desse material é poder ser aplicado como piso, já que é muito menos escorregadio. Também é durável, simples de limpar, de manter e mais barato em comparação ao vidro.

Entretanto, não possui o brilho igual e, às vezes, o mesmo efeito elegante na decoração. Mesmo assim, ainda é uma ótima opção.

Foto: Décor Fácil

Foto: Cerâmica Elizabeth

Instalação

Afinal, você mesmo pode fazer a instalação das pastilhas para banheiro e cozinha? Depende do material escolhido.

Para os modelos fabricados em vidro e cerâmica, a resposta é: não tente isso em casa. Isso porque, como já vimos, o segredo para o sucesso desse décor está no rejunte. Dessa forma, se você não tem habilidades em acabamento, a nossa dica é contratar mão de obra especializada.

Realmente, sabemos que precisará incluir esse custo no orçamento. Mas, ao final, o resultado será muito melhor e, em longo prazo, mais rentável, já que a durabilidade será maior.

Já no caso das pastilhas adesivas, pode sim aderir ao “faça você mesmo”. Esse passo a passo de como instalar pode te ajudar com isso.

Limpeza

Com toda a certeza, a limpeza das pastilhas de vidro e de cerâmica merece atenção ainda mais especial em comparação às adesivas. Isso por causa de manter o rejunte e o brilho do material conservados. Os produtores indicam limpar com uma solução de ácido muriático diluído e água na proporção de 1:1.

Já no caso das adesivas, o cuidado principal é ao esfregar, pois a força empregada ou o produto utilizado podem acabar rasgando ou desmanchando a pastilha.

Modelos

Pastilha de vidro

Foto: Arquidicas

Foto: Liliana Zenaro Interiores
Foto: Décor Fácil
Foto: Décor Fácil
Foto: Artezanal
Foto: Noelle Interiores

Pastilha adesiva

Foto: Viva Decora
Foto: Reativa Adesivos
Foto: Casa Bonita
Foto: Tua Casa
Foto: Entenda Antes
Foto: Tua Casa

Pastilha cerâmica

Foto: Décor Fácil
Foto: Viva Decora

Foto: Viver em Casa
Foto: Ideias Décor
Foto: Ideias Décor
Foto: JMA Estúdio

Conclusão

Agora, você já sabe como decorar o seu lar com as pastilhas para banheiro e cozinha. De vidro, adesiva ou cerâmica, com toda a certeza há um modelo incrível que combine com seu estilo, gosto e bolso.

Por isso, conta pra gente nos comentários qual é o material ideal para a sua casa e quais dos modelos conquistaram seu coração.