Com toda a certeza, o papel de parede na decoração faz a diferença! Quer ver como? Continue lendo este post.

Sem dúvida, o papel de parede é uma ótima opção para dar adeus, até nunca mais àquela parede sem vida na sua casa – ainda mais se uma cor só não faz o seu estilo e chamar o pintor está fora de cogitação. Com toda a certeza, esse acessório é aposta certa para deixar a sua decoração incrível.

Inclusive porque os vários modelos, cores, materiais, aplicações e até a opção de personalização (imagina só que arraso uma peça exclusiva?) permitem que você faça o décor do ambiente do jeitinho que deseja. E ainda sem precisar gastar muito!

Por tudo isso, vamos te dar o caminho das pedras de como usar papel de parede na decoração neste post. Saiba quais são os materiais mais utilizados e aprenda, com tutoriais, como você mesmo pode instalar o acessório em qualquer local da casa.

Tipos de papel de parede

Já decidiu qual é o ambiente que terá a sorte de ganhar uma nova decoração? Depois desse primeiro passo, é preciso escolher o tipo de papel de parede. Isso porque existem vários materiais e, com toda a certeza, um será perfeito para o seu objetivo.  

Em seguida, conheça os mais utilizados:

1.      Papel

Sim, o papel de parede é feito também de papel (sabemos que está surpreso, vai?!). Brincadeiras à parte, esse modelo é o mais tradicional e, por isso, o mais usado nos lares, apesar de ter vida útil menor. Mas, o preço mais em conta e a versatilidade o tornam bem vantajoso.

Afinal, ele é mais liso e seco, ótimo para instalar em paredes lisas – evite aplicá-lo sob texturas ou deformidades, pois o resultado final fica a desejar. Como é feito de papel, tem a durabilidade menor em locais úmidos.

Foto: Dicas de Mulher
Foto: Imóvel Web
Foto: Blog da MRV

2.      Adesivo

Esse tipo de material está ganhando cada vez mais espaço no mercado, pois é muito fácil de aplicar. Com isso, também ganha pontos por fazer a gente economizar com a compra de cola. É mais resistente em comparação ao papel tradicional, mas também deve ser instalado em locais lisos e sem imperfeições.

Foto: CTD Adesivos
Foto: Conspecto
Foto: Arte e Cores

3.      Vinílico

Já o vinil no papel de parede na decoração é ideal para cobrir deformidades e super indicado para aplicar sob texturas. Além do mais, apresenta uma incrível durabilidade e pode ser colocado em qualquer cômodo.

Foto: Paredes Decoradas
Foto: Aplique Fácil

4.      Alto-relevo

O alto-relevo também é o queridinho na hora de renovar o décor, pois gera uma sensação de maciez e conforto. Como este material leva espuma na composição, realmente dá um pouco mais de trabalho na hora da limpeza: só com aspirador de pó e pano seco.

Foto: Monta Casa
Foto: Decoração Online
Foto: Décor Fácil

5.      TNT

Já que mistura celulose com fibras têxteis, o TNT é mais resistente, inclusive à luz solar. Como parece tecido, é muito popular no mercado. Por fim,pode ser aplicado também em paredes irregulares e mais úmidas.

Foto: ADcorista

Como instalar papel de parede

Em primeiro lugar, verifique as recomendações do fabricante, pois cada tipo de material e marca têm alguns cuidados específicos.

Depois disso, é importante ressaltar que existem várias técnicas para aplicar papel de parede, até para um mesmo tipo de material.

E, por último, ver como é o processo pode te ajudar ainda mais. Por isso, separamos alguns vídeos para você aprender tudo na prática:

Aplicação com cola em pó

Aplicação com cola branca

Aplicação de papel de parede adesivo

Conclusão

Finalmente, você sabe tudo sobre papel de parede, não é mesmo? Agora é só eleger o seu modelo preferido e mudar a cara da decoração.

Depois disso, conte pra gente aqui nos comentários qual você escolheu e como foi a instalação. Afinal, já estamos curiosos!