O mundo todo enfrenta a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), inclusive o Brasil. Dentre as principais medidas de controle adotadas por diversos países, estão o isolamento social e a quarentena. Ou seja, o pedido – ou até a ordem, em alguns locais – de que as pessoas fiquem em casa.

Porém, muitas ainda precisam sair para trabalhar todos os dias. E isso inclui pegar transporte público, ter contato com outras pessoas e usar objetos coletivos. Nesse cenário, a atenção e a higiene precisam ser redobradas. Até mesmo no retorno para a casa.

Por exemplo, há estudos afirmando que o novo agente do vírus pode sobreviver por até nove dias em superfícies e objetos. E isso inclui materiais como madeira, plástico, vidro, alumínio, papel, aço e látex.

Portanto, é fundamental redobrar a higiene do seu lar nesse período. Por isso, mostraremos neste artigo como limpar corretamente a casa para você se livrar do novo coronavírus. Além disso, veja os cuidados necessários caso um morador tenha suspeita ou testado positivo para a Covid-19 (doença causada pelo novo vírus).

Coronavírus – ao chegar em casa

coronavírus

Como falamos, nem todos podem ficar o tempo todo em casa. Mesmo quem está em home office ou em isolamento social, pode precisar ir ao mercado ou farmácia, por exemplo.

Então, veja o que fazer ao retornar ao seu lar:

  • Tire os sapatos na porta e depois limpe-os bem com água e sabão ou álcool em gel;
  • Tire as roupas e coloque-as direto no cesto de roupa ou na máquina de lavar, fechando a tampa em seguida;
  • Tome um bom banho e faça a higiene correta das mãos;
  • Limpe a sua bolsa e deixe-a pendurada, sem encostar nos demais móveis;
  • Higienize tudo o que você tocou antes de lavar as mãos, como maçanetas e celular;
  • Se trouxe embalagens ou recebeu delivery, lembre-se de limpá-las com água e detergente antes de jogar fora.

Sem dúvida, lavar as mãos da forma certa é fundamental nesse período. Portanto, aprenda como fazer neste passo a passo do médico Drauzio Varella.

Coronavírus – como limpar a casa

coronavírus

Como falamos, o novo coronavírus pode sobreviver até nove dias em superfícies e objetos como madeira, plástico, vidro, alumínio, papel, aço e látex. Isso na temperatura ambiente. Em média, o tempo de vida é de quatro a cinco dias. Desse modo, precisamos aprender como limpar a casa para retirar o vírus.

Se não há suspeitos ou infectados pela Covid-19, o indicado é continuar com a rotina diária de limpeza e realizar a faxina completa uma vez na semana. Entretanto, o banheiro e o chão de toda a casa precisam ser higienizados diariamente.

Para desinfetar, opte pelo álcool 70% ou prepare uma solução com água sanitária, sendo quatro colheres de chá (20ml) do produto por litro de água. Umedeça o pano e passe em todas as superfícies, incluindo maçanetas, corrimões e até eletrônicos, como celular e tablet.

Atenção: utilize luvas. Em seguida, lave-as junto com outros utensílios que usou na limpeza, como esponja e panos.

Casa com suspeito ou infectado com Covid-19

Contudo, se alguém da família está com suspeita ou já recebeu o diagnóstico positivo, é preciso adotar ainda mais medidas de limpeza. Assim sendo, o ideal é isolar o paciente em um único cômodo e com acesso a banheiro exclusivo. A porta deve estar sempre fechada e a janela aberta, para ventilar e entrar a luz do sol.

Em casos de lares com apenas um cômodo, não compartilhem o mesmo colchão. Além do mais, sempre procure manter dois metros de distância do infectado ou suspeito, que deve usar máscara o tempo todo.

E, claro, faça a higienização completa todo o dia com uso de máscara, luva, óculos e avental. Simultaneamente, desinfete tudo o que foi tocado por ele nos ambientes de uso comum.

Depois disso, a higiene do local deve ser diferenciada e realizada todo dia, pela própria pessoa, de preferência. Assim, evita-se o contágio.

Dessa maneira, veja como fazer a higienização corretamente:

  • Antes de tudo, lave bem as mãos antes de colocar as luvas;
  • Logo após, limpe tudo com água e sabão;
  • Em seguida, passe álcool 70% ou a solução com água sanitária;
  • Em relação ao banheiro, faça esse procedimento após cada uso. Depois, espere cerca de duas horas para usá-lo novamente;
  • Mantenha um cesto de lixo no quarto, sempre com a tampa fechada e com saco hermeticamente fechado. Quando estiver cheio, feche-o e depois despeje;
  • Ao terminar a higienização, lave as luvas, panos, esponja e outros objetos com água e sabão separadamente dos outros utensílios da casa;
  • Por fim, lave bem as mãos.

Mais medidas

Vale ressaltar que a pessoa deve evitar tocar os olhos, boca ou nariz durante a limpeza.

Além disso, os pratos, talheres e copos do isolado devem ser lavados também com luvas e podem ser guardados junto com os outros utensílios.

Em relação às roupas, toalhas e jogos de cama, o infectado deve ter suas próprias peças. Aliás, a lavagem deve ser feita com detergente comum e separada do restante da família, de acordo com o Ministério da Saúde. De preferência e, se o tipo de tecido permitir, com água quente.

Mas, caso não seja possível lavar imediatamente, coloque tudo em um saco plástico e não chacoalhe para não dispersar o vírus. Logo após, limpe e desinfete o cesto de roupa. E, claro, descarte o saco plástico após o uso.

Imagem: Guia de isolamento domiciliar por causa do novo coronavírus — Foto: Arte/G1

Animais de estimação e coronavírus

Aliás, os animais de estimação não contraem e nem transmitem o novo coronavírus. Isso porque esses bichinhos sofrem com outros tipos de agentes do coronavírus, responsáveis pelas doenças chamadas de coronavirose (em cães) e peritonite (em gatos).

Dessa forma, está liberado a convivência com os pets nesse período.

Conclusão

Agora, você sabe como limpar a casa corretamente para combater o novo coronavírus. Inclusive, desde o momento em que chega na sua casa até nos casos em que há um morador com suspeita ou já diagnosticado com a Covid-19.

Sem dúvida, esse artigo ajudará muito você e toda a sua família.

Então, compartilhe com aqueles que você também quer proteger.