Fazer a lavagem de cortina corretamente é essencial para manter a durabilidade e beleza da peça. Por isso, fizemos este post para você saber tudo sobre o assunto.

Com toda a certeza, a cortina é praticamente item obrigatório nas casas. Isso porque é uma peça super versátil: além de compor a decoração do ambiente, protege do sol, bloqueia a luminosidade, diminui barulhos externos, garante a privacidade e até melhora a temperatura do local. Tudo isso tornando o espaço ainda mais bonito, confortável e acolhedor.

Além disso, esse item possui inúmeras opções de modelos, tecidos, cores e texturas que, sem dúvida, permite que você faça a escolha certa para o seu lar.

Porém, para essa peça cumprir com louvor as suas diversas funções, precisa estar com a limpeza em dia. E sabemos que cada modelo e tecido pedem cuidados diferentes.

Por isso, fizemos esse guia para a lavagem de cortinas. Vamos explicar como fazer a limpeza correta para cada modelo e tipo de tecido, como lavar na máquina, como tirar o mofo e até como cuidar dos acessórios. Pode ter certeza: hoje acabam todas as suas dúvidas!

1.     Lavagem de cortinas: modelos

Tradicionais

Inegavelmente, essas são as mais comuns, feitas de tecido. Alguns materiais podem ser lavados na máquina, como o algodão e o poliéster. Outros, como a seda e o linho, precisam de outros cuidados (veja abaixo como deve ser feita a limpeza de cada tecido).

Para as cortinas de algodão e poliéster, a lavagem tem que ser no ciclo delicado, com sabão neutro ou de coco. Mas, atenção: evite amaciante, pois pode causar manchas. Se possível, tire o pó antes com um aspirador.

Ademais, o indicado é que a lavagem de cortinas ocorra, pelo menos, a cada seis meses.

Persianas

Certamente, é possível mantê-las limpas por mais tempo ao utilizador aspirador de pó, com um bocal de escova, ou espanador, pelo menos uma vez por mês. Para isso, vire as lâminas para baixo, retire o pó, vire as para cima e limpe novamente.

Já nas persianas de tecido, é possível limpar com produtos neutros, como sabão e detergente, principalmente nos casos de mancha. É só aplicar a solução, deixar agir e depois passar um pano seco, delicadamente.

Foto: Infinity Decora

Mas, se a cortina for de alumínio, pode-se usar um pano com álcool e depois retirar o produto com um pano seco.

Romana

Esse modelo segue as mesmas recomendações da persiana. Porém, a exceção de cuidados é para o modelo de tela solar, que deve ser limpa com pano seco e sabão ou detergente neutro.

Blecaute

Para as confeccionadas em PVC, é só limpar com pano ou esponja e sabão neutro. Entretanto, se estiver com manchas ou mofo, aplique um produto específico ou faça um caseiro (água, sabão neutro e vinagre branco) e deixe agir por alguns minutos. Depois, seque com um pano.

Mas, se a cortina blecaute da sua casa é de tecido, pode lavar na máquina, no ciclo delicado, com sabão neutro e, preferencialmente, na água fria.

Rolô

A lavagem também é igual às persianas. Porém, esse modelo é ainda mais delicado e apenas o aspirador de pó, com o bocal de escova, não mantém a limpeza por muito tempo. Por isso, é necessário passar um pano úmido quinzenalmente, e, em casos de manchas, aplicar sabão neutro.

Painéis

Esse modelo é limpo com pano úmido e detergente. Para a limpeza mais profunda, o ideal é buscar uma empresa especializada. Sobre a lavagem, deve ser realizada duas vezes ao ano. Mas, se na família há um alérgico à poeira, o indicado é a cada quatro meses.

2.     Lavagem de cortinas: tecidos

Algodão

Pode ser higienizado na máquina de lavar com sabão neutro ou de coco, sempre no ciclo delicado. Mas, se o tecido é de algodão puro, é melhor recorrer a uma empresa especializada, já que o material é bastante delicado.

Foto: Getty Imagens

Voil e renda

É possível lavar na máquina, em modo delicado, também com sabão líquido de coco. Mas, busque colocar a cortina em um saco protetor de roupas, devido à delicadeza da peça, para evitar estragos.

Dica: se a cortina for branca, adicione uma colher de bicarbonato de sódio.

Veludo

Limpe com um pano de camurça, embevecido com água morna, para retirar a poeira.  

Sarja

Pode lavar na máquina, com sabão neutro ou de coco.

Poliéster

Esse tecido exige um processo mais longo de lavagem. O ideal é deixar a cortina de molho três vezes, em água fria, por aproximadamente 40 minutos cada. Em seguida, é só colocar para lavar na máquina, no delicado, com sabão neutro ou de coco.

Plástico

Único material que pode ser lavado com sabão em pó, na máquina. Para um resultado ainda melhor, adicione um copo de vinagre branco e uma xícara de bicarbonato de sódio.

Linho, seda e shantung

Esses tecidos são extremamente delicados e lavar em casa, principalmente na máquina, pode render rasgos e outros danos. Por isso, a indicação é contratar empresa especialista na lavagem de cortinas.

Atenção: independente do tipo de tecido, deixe secar à sombra.

3.     Lavagem de cortinas: como lavar na máquina

  • Antes de tudo, remova todos os acessórios;
  • Mas, se não der, junte-os e amarre-os com um cadarço, por exemplo, para não ficar batendo na máquina ou estragar a cortina;
  • Em seguida, faça uma boa distribuição na máquina;
  • Se possível, coloque dentro de um saco protetor de roupas. Dica: se não tiver, use uma fronha e amarre as pontas;
  • Depois, coloque no ciclo delicado;
  • Utilize sabão líquido neutro ou de coco;
  • Não centrifugue;
  • Não utilize amaciante;
  • Não use secadora. Deixe secar naturalmente, à sombra.

4.     Lavagem de cortinas: como tirar mofo

A saber, a retirada total do mofo vai depender de quanto tempo ele está na cortina. Se tiver pontos verdes e pretos, já pode mandar direto para a lavanderia. Mas, se ainda não estamos nesse ponto, coloque para lavar na máquina, no delicado e com sabão de coco.

Se mesmo assim ainda não sair e o seu tecido é mais resistente, como plástico, acione a lavagem pesada. Isso deve ser o suficiente para se livrar do mofo.

No caso das persianas, utilize detergente neutro e água. Se ainda não adiantar, apele para a solução caseira de suco de limão e sal. Despeje o suco, espalhe muito sal e deixe ao sol para secar. Depois, enxague.

Nos tecidos que exigem lavagem à seco, a única opção é acionar as empresas experts nesse serviço.

5.     Lavagem de cortinas: acessórios

A limpeza dos acessórios das cortinas é simples. Por exemplo, no caso de peças confeccionadas em acrílico ou resina, é só passar um pano seco para retirar o pó ou um produto específico se estiver muito sujo.

Já nos itens feitos em madeira, passe um aspirador de pó quinzenalmente. Mas, se o material dos acessórios é alumínio, basta utilizar um pano úmido.

Conclusão

Por fim, você viu nesse guia como fazer a lavagem de cortinas corretamente. Cada modelo e tipo de tecido exigem cuidados específicos. Mas, é só seguir as nossas dicas que você deixará suas cortinas nos trinques!