Você tem uma bela lista com os nomes de pessoas queridas que gostaria de presentear neste Natal? Mas, adoraria que fosse algo especial, diferente e único? Ou a grana está curta e precisa ser criativo?

Então, que tal investir em lembrancinhas de artesanato? Neste caso, você pode encomendar com um artesão ou colocar direto a mão na massa! Pode ter certeza que o presente terá ainda mais valor para cada familiar e amigo presenteado.

Além disso, você pode aproveitar para produzir peças incríveis para o decór de Natal da sua casa.

Para isso, nós selecionamos 13 ideias de artesanato para o Natal com EVA, tecido, crochê, feltro, fuxico e material reciclado. Tudo simples, fácil e barato de fazer. Confira!

1.      Flor natalina

Neste vídeo do canal Criando ou Fazendo Artes, você aprenderá a produzir uma linda flor natalina que pode ser usada na decoração da casa, arranjos e enfeitar a árvore de natal. Um presente rápido e fácil de fazer! Assista:

Confira mais alguns modelos para você se inspirar:

2.      Pano de prato

Sem dúvida, o pano de prato é um mimo muito útil e uma ótima pedida dentre as ideias de artesanato para o Natal. Para ser um presente incrível, que tal bordar com o tema de Natal? A Romilda Dias ensina o passo a passo neste vídeo:

Confira mais alguns modelos incríveis para você se inspirar:

3.      Jogo americano

Para tudo! Imagine a ceia de Natal com jogos americanos personalizados para essa data especial? E, melhor ainda, tudo feito com as próprias mãos e únicos! Incrível, não é mesmo?

No canal Oficina da Costura, tem o passo a passo de como fazer um lindo jogo exclusivo. Assita:

Confira mais alguns modelos fantásticos para você se inspirar:

4.      Caminho de mesa

Mais um presente incrível para o Natal! O canal Patch da Lu by Luciana Angarten ensina como é fácil e rápido fazer um caminho de mesa natalino. Além de presentear, você pode decorar o seu lar ou vender nesse fim de ano. Usem e abusem da criatividade, fazendo lindos composês:

Confira mais alguns maravilhosos modelos para você se inspirar:

5.      Toalha de mesa

Neste vídeo, a Helen Jordana ensina a fazer uma toalha de mesa natalina super fácil e com bom acabamento em canto mitrado. O passo a passo é bem detalhado para ajudar quem também está iniciando no universo da costura. Veja:

Confira mais alguns lindos modelos para você se inspirar:

6.      Toalha de rosto e mão

De fato, uma bela toalha de rosto e mão é uma lembrancinha ótima para presentear as pessoas queridas neste Natal. Ou fazer o décor da sua casa nesta época tão especial. Em seguida, assista o passo a passo para você mesmo fazer com o vídeo da Silvinha Borges.

Confira mais alguns belos modelos para você se inspirar:

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

7.      Capa de almofada

Com toda a certeza, as capas de almofada são mimos certeiros dentre as principais ideiais de artesanato para o Natal! E você ainda pode fazer personalizada para o Natal. Para isso, veja como no vídeo do canal Carmela Caramella.

Confira mais alguns modelos incríveis para você se inspirar:

8.      Guirlanda

Sem dúvida, está aí um enfeite que todo apaixonado – e até os que nem ligam tanto – adoram usar neste Natal: guirlanda! E que tal investir em uma peça exclusiva para presentear seus familiares e amigos ou o seu próprio lar?

O canal Crochê Cirlei ensina como fazer cada passo dessa delicadeza:

Confira mais alguns modelos para você se inspirar:

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

9.      Sousplat

Bordar cada detalhe à mão da peça de artesanato para o Natal torna o presente ainda mais especial e único. Neste sentido, que tal preparar um sousplat com tema natalino? A Silvinha Borges ensina o passo a passo nesse vídeo:

Confira mais alguns modelos incríveis para você se inspirar:

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

10.  Sinos

Quer uma ideia gastando bem pouco e ainda ajudando o meio ambiente? Então, faça esse sino natalino com material reciclado. Veja como com o tutorial do canal da Guacira Artesanato Pet.

Confira mais alguns modelos fantásticos para você se inspirar:

11.  Papai Noel

Claro que não podemos esquecer do Papai Noel neste Natal! Já que estamos falando de presentes relacionados à essa data especial, nada mais justo do que criar uma lembrancinha do bom velhinho.

E você pode fazer isso com feltro! Veja como neste vídeo da Monique Rangel:

Confira mais alguns maravilhosos modelos para você se inspirar:

Foto: Pinterest

12.  Casinhas de Natal

Outra dica dentre as ideias de artesanato para o Natal muito bacana – e barata – para fazer com material reciclado: casinhas de papelão. E, nesse tutorial do canal Decorando e Reciclando, você aprende a fazer 4 modelos. Confira:

Confira mais alguns lindos modelos para você se inspirar:

Foto: Pinterest

13.  Berloques de mini árvores de Natal

Sem dúvida, montar a árvore de Natal com berloques que tenham história e significado é um momento muito especial para a família. Por isso, presentear as pessoas que ama com esse mimo, feito por você mesmo, é uma ideia de artesanato para o Natal bem fofa!

Neste vídeo, a Silvinha Borges mostra o passo a passo para fazer berloques de mini árvores com fuxico. Assista:

Confira mais alguns belos modelos para você se inspirar:

Foto: Pinterest

Por fim, conseguiu toda a inspiração necessária para presentear sua família e amigos com essas ideias de artesanato para o Natal? Com toda a certeza, o “fazer à mão” demonstra todo o amor e carinho que sentimos por eles.

Agora, aproveite para contar pra gente nos comentários quais ideias ganharam o seu coração e quais irá criar neste Natal.