Cores, alegria e criatividade. Com toda a certeza, essas palavras definem muito bem o patchwork. Isso porque essa técnica artesanal clássica transforma diferentes tecidos, tanto em cores e tamanhos quanto em texturas e formatos, em peças lindas e incríveis.

Literalmente, a palavra patchwork significa “trabalho com retalho”. De fato, é possível selecionar as sobras de tecidos e harmonizar as cores em trabalhos muito bonitos. Mas, hoje também já existem vários modelos de materiais específicos para esse tipo de artesanato.

Além disso, essa técnica tem um poder terapêutico inquestionável. Atualmente, vários estudos já comprovam que ela reduz a ansiedade e o estresse, por exemplo.

Aliás, outras vantagens são a sustentabilidade, uma vez que reaproveitam materiais que poderiam ser descartados no meio ambiente, e a possibilidade de fazer uma renda extra com a produção e venda das peças.

Então, nada mais justo ensinarmos como fazer patchwork no Faça Você Mesmo de hoje! Vamos dar dicas para iniciantes com direto a passo a passo e vídeos, os materiais necessários, como escolher os tecidos, tutoriais para produzir peças para bebês, para cozinha, bolsas e muito mais.

Ah, também selecionamos peças lindas em patchwork da loja da Arte e Tear para você. Aproveite!

O que é patchwork

Em primeiro lugar, vamos explicar melhor o que é o patchwork, uma técnica que existe há milênios e é conhecida no mundo todo. Ela une retalhos de tecidos, de diferentes padrões, criando figuras geométricas em uma peça exclusiva.

Sem dúvida, a cor é o principal destaque desse artesanato. Por isso, um dos segredos para elaborar trabalhos de destaque é saber combinar as cores e os tons.

Na maioria dos casos, a peça final de patchwork une o tampo, o enchimento e o forro. O tampo é onde os tecidos são costurados e fica na parte de cima. Já o enchimento é o material usado para dar volume ao objeto – geralmente, utiliza-se manta acrílica ou feltro. Por fim, o forro é o tecido colocado por baixo do tampo – a sua função é de acabamento.

Com tudo pronto, é só unir todos esses componentes por meio do quilting (pespontos). Isto é, passar a máquina de costura. Ah, aproveite e faça o quilting – quilt para os íntimos – em formatos diferentes, como coração e flores, por exemplo.

 

Materiais necessários

De fato, você pode criar praticamente o que desejar com essa técnica: almofadas, bolsas, roupas, cadernos, toalhas, panos de prato, tapetes, mantas etc. Mas, mesmo assim, há os materiais básicos para qualquer peça que for produzir. Em seguida, veja a lista:

  • Agulha e alfinetes;
  • Base para corte;
  • Cortador circular;
  • Enchimento;
  • Ferro de passar;
  • Fita métrica;
  • Lápis.
  • Linha;
  • Máquina de costura;
  • Moldes;
  • Régua;
  • Retalhos de tecidos;
  • Tecido para o forro.

Sobre os tecidos, é muito comum ter dúvidas de como harmonizar as cores e estampas entre si. Então, busque conhecer os trabalhos nessa área e ver dicas de como escolher esses materiais.

Por exemplo, é unanimidade a preferência pelo algodão. Isso porque ele apresenta mais qualidade, durabilidade e estabilidade para fazer os trabalhos.

 

Passo a passo para iniciantes

Agora, vamos ensinar tudinho de como fazer patchwork. Portanto, veja abaixo o passo a passo para começar a praticar a técnica. A nossa dica é começar com algo simples, como pano de prato, capa de almofada ou manta. Depois disso, separamos alguns tutoriais, com passo a passo, para você já produzir algumas peças.

  1. Em primeiro lugar, escolha os tecidos, meça e corte nos formatos geométricos e tamanhos que definiu;
  2. Em segundo lugar, comece devagar: pegue dois retalhos e costure-os à mão ou com a máquina. Em seguida, vá juntando os outros retalhos;
  3. Depois disso, corte o tecido do forro e o enchimento. Mas, atenção: deixe esses componentes com 4 centímetros a mais em relação ao tamanho do tampo;
  4. Por fim, finalize a peça unindo todos os componentes por meio do quilt.

Se você ainda está com dúvidas e inseguro para já colocar a mão na massa, acompanhe cada passo de acordo com os tutoriais abaixo. Com toda a certeza, já conseguirá fazer a sua primeira peça em patchwork.

O canal Arteirinhas by Claudia Viana fez uma série de quatro vídeos voltados para iniciantes e ensinando como fazer patchwork. Veja:

Na aula 1, ela ensina como fazer gráficos.

Já no vídeo 2, a Claudia mostra cada material necessário.

Na aula 3, ela conta as técnicas de como combinar os tecidos.

Por fim, a Claudia encerra a sequência dando dicas de como usar alguns dos materiais, como cortador circular e régua.

Está com dúvidas sobre o ponto quilt? Então assista o passo a passo do canal Ideias da Tianinha abaixo:

Faça Você Mesmo

Agora, vamos criar! Para isso, selecionamos alguns tutoriais que te ensinarão a fazer pano de prato, pano de boca para o bebê. Tudo isso em patchwork, claro.

Em seguida, a Silvinha Borges explica como fazer patchwork no pano de prato.

Aliás, até a luva de cozinha pode ficar muito bonita com essa técnica. A Bia Feltz demonstra como fabricar essa peça neste vídeo:

Em seguida, aprenda a produzir pano de boca para o bebê com o tutorial da Costuras da Jê.

Até manta para o bebê – ou para qualquer pessoa da casa – é possível criar com essa técnica! Então, veja o passo a passo com o vídeo do Ateliê Eliana Maria.

Sem dúvida, a bolsa é uma das peças mais queridinhas em patchwork. Então, faça a sua também com esse tutorial da Patrícia Muller.

Inclusive, dá para criar capas de cadernos e agendas com essa técnica! Quer aprender? É só assistir o passo a passo do canal By Fê Ateliê.

Você sabia que dá para customizar as roupas com patchwork? Portanto, já selecione uma peça do seu guarda roupa e siga as dicas da Maguida Silva.

Modelos

Mas, se você já deseja ter as peças feitas em patchwork agora na sua casa, olha esses itens lindos que selecionamos especialmente da loja virtual da Arte e Tear.

Conclusão

Por fim, você aprendeu hoje como fazer patchwork na seção Faça Você Mesmo. Tudo acompanhado de passo a passo para iniciantes, dicas sobre como escolher os tecidos e quais são os materiais imprescindíveis para você já criar a primeira peça.

E, claro, selecionamos tutoriais em vídeos para você aprender a produzir itens como bolsas, roupas, mantas, panos de prato e muitos outros. Mas, se você também quiser já comprar algo pronto, separamos algumas peças lindas do site da Arte e Tear.

Agora, é só escolher o que deseja! Depois disso, conta pra gente nos comentários como foi a sua experiência.