Sem dúvida, o bordado é uma arte milenar que nunca sai de moda. Dentre suas várias técnicas, destaca-se o ponto cruz, pois é uma das formas mais antigas de fazer e também de aprender o bordado.

Nessa técnica, os pontos formam um X e apresentam tamanho e aparência iguais, o que o torna ainda mais belo.

Então, se você simplesmente ama peças artesanais feitas em bordado e sempre quis aprender essa arte, mas acha difícil, hoje temos uma ótima novidade!

Neste post, ensinaremos você a fazer bordado em ponto cruz. Essa técnica é simples – porém, alcança resultados incríveis – e ideal para os iniciantes na arte.

Materiais

Antes de tudo, vamos entender quais são os materiais necessários para fazer o bordado em ponto cruz. Confira:

Agulha

Aqui, não é qualquer agulha que serve. Precisa ser um tipo específico para ponto cruz, como a agulha de ponta grossa, pois tem a ponta arredondada e é sem bico. E porquê? Isso é para não correr o risco de furar o dedo durante o artesanato.

Etamine

Popularmente conhecido como tela aida, é o tecido mais utilizado no bordado. Também é o mais indicado para iniciantes porque é de fácil manipulação e tecelado, o que facilita o alinhamento dos pontos.

Gráficos

Na verdade, os gráficos são desenhos que servem de base para você fazer o bordado em ponto cruz. Estão disponíveis na internet e em revistas. Mas, atenção ao selecionar o modelo: escolha os recomendados para iniciantes. Isso porque há gráficos com grau mais elevado de dificuldade, exigindo técnicas mais avançadas.

Meadas

As meadas de linha são os novelos de fios usados para fazer o bordado em ponto cruz. Em tecidos finos, é orientado utilizar de 1 a 2 fios de cordão por meada. Já em materiais mais grossos, pode-se usar de 3 a 5 fios do mesmo cordão. Possui variadas opções de cores, o que permite bordar uma estampa bem colorida.

Tesoura

Você precisará de duas tesouras. Uma bem pequena, com ponta e muito afiada para cortar as linhas. A outra deve ser grande, também afiada, para cortar exclusivamente os tecidos.

Dicas

Antes de mais nada, separamos alguns vídeos para você aprender na prática algumas regrinhas que vão te ajudar – e muito – a fazer bordado em ponto cruz.

Como cortar o etamine

Em primeiro lugar, é preciso aprender a cortar corretamente o tecido para não estragar ou perder o material.

Começo, arremate e tirar a linha de meada

Agora é o passo a passo para você começar a fazer o bordado em ponto cruz. Nesse vídeo, o artesão Wagner Reis ensina três técnicas de arremate.

Entendendo o gráfico

Não adianta nada começar a bordar, e não conseguir decifrar os gráficos, não é mesmo? Por isso, separamos uma aula prática para você aprender tudo sobre ele.

Exercícios para iniciantes

Veja quatro exercícios para iniciantes e comece a treinar agora mesmo!

Gráficos para iniciantes

Em seguida, selecionamos gráficos super simples para você já fazer os seus primeiros bordados.

Modelos de bordado em ponto cruz

Em seguida, veja alguns modelos de bordado em ponto cruz da loja da Arte e Tear.

Conclusão

Agora, você já sabe fazer bordado em ponto cruz! Com toda a certeza, essa técnica é a mais simples para aprender a bordar e, depois, poder avançar cada vez mais nessa arte. Boa sorte!