A cortina é dos itens mais versáteis e ecléticos: protege o ambiente do sol, bloqueia a luminosidade (parcial ou total, depende do gosto do freguês), diminui barulhos externos, garante a privacidade e até melhora a temperatura do local. Mas, principalmente, tem o poder de transformar o visual do espaço, tornando-o mais bonito, confortável e acolhedor. Inclusive, a cozinha.

Há inúmeras opções de modelos, tecidos, cores, texturas e acabamentos para deixar o ambiente ainda mais lindo e protegido.

Descubra neste post como escolher a cortina para cozinha certa, com dicas de como definir o tipo ideal e o tecido perfeito. Ah, e claro: ainda tem fotos para você se inspirar. Confira!

Cortina para cozinha: como escolher

Antes de tudo, é fundamental garantir a segurança e a funcionalidade da cozinha. Por exemplo, peças muito compridas ou volumosas pode atrapalhar o dia a dia. Por isso, opte por modelos práticos e de fácil manuseio na hora de instalar, retirar e lavar. Além disso, que seja leve e bonito, claro.

A cortina para cozinha deve ser mais curta em altura quando embaixo tem uma bancada. Mas, se não houver nada, pode ir até o chão. Em relação ao comprimento, opte por uma “sobra” nas laterais para segurar melhor a luz solar.

Outra decisão é varão ou trilho. Os modelos com varão são muito prático para abrir e fechar. Pode ser de madeira, plástico ou metálico, utilizando ilhós, alça ou argolas.

Já os com trilho é recomendado para cortineiros de gesso, embutido atrás da sanca ou feitos com marcenaria. São relativamente fácil para retirar a cortina para lavar e econômico caso precise troca.

Cortina para cozinha: modelos

Tradicional

Como o próprio nome diz, é a mais comum encontrada nas casas. São versáteis e tem modelagem neutra, o que facilita na hora de combinar com a decoração do ambiente. O custo é mais baixo em relação aos outros modelos e é uma peça que nunca sai de moda. Pode apostar!

Romana

Quer mais elegância para a cozinha? Invista nas cortinas romanas. Elas são tendência, pois unem estética e funcionalidade. Possui abertura e recolhimento na vertical, linhas retas e detalhes na horizontal. Sofisticação pura!

Foto: Tua Casa

Foto: Decór Fácil

cortina para cozinha

Blackout

Esse modelo de cortina é ideal para quem gosta de escuridão total. Até há opções eletrônicas com controles para fechar e abrir. Se quiser dar um ar mais fino para este tipo de cortina na decoração, pode colocar um tecido fino na frente.

Foto: Shopee

Foto: Admirare Decorações

Foto: Mercado Livre

Rolô

Essa cortina para cozinha não tem erro! Ela funciona por rolamento: ao puxar a cordinha, o tecido vai enrolando até recolher totalmente. Há também modelos com acionamento automático. Esse tipo é ótimo para quem deseja deixar a peça mais discreta ao abrir a janela.

cortina para cozinha

Foto: Detalhe Cortinas e Persianas

Foto: Blog Tutti Decor

Duofold

Quer modernidade? Esse modelo de cortina então é o certo para você! Isso porque cria um visual arrojado na cozinha. Uma das características que a diferencia das demais é que o sistema de cordas permite que seja recolhido tanto para cima quanto para os lados. Incrível!

Foto: Alba Decor

Foto: Alba Decor

Foto: Casa e Construção

Painel

Olha a versatilidade desse modelo de cortina para cozinha: possui desde um até vários painéis de tecido e você pode deslocar pelo suporte, de um lado pro outro. Também é possível posicioná-lo de várias maneiras.

Foto: Bonde

Foto: Tua Casa

Foto: Lumalu Decorações

Cortina para cozinha: tecidos

Há diversos tipos de tecidos para confecção de cortinas para cozinha. Confira os os mais escolhidos:

Voil

Não é à toa que estamos começando com esse tipo de tecido. O voil é o preferido de muita gente. Ele é neutro, leve, suave, transparente e fino, podendo ser liso ou amassado, dependendo do gosto. Este tecido pode compor a cortina inteira ou servir como primeira camada para outros mais consistentes, como persianas e blackouts. Combina com praticamente tudo!

Foto: Elo 7

Foto: Ateliê Urbano Cortinas

Foto: Ponto Frio

Linho

Esse modelo de cortina para cozinha pode compor estilos mais rústicos até sofisticados, tamanha a sua flexibilidade. Também pode ser combinado com outros tipos de materiais, como o voil – o linho é mais encorpado.

Amassa fácil por ser um tecido delicado, mas pode ser incorporado na composição do ambiente. O único problema é que desfia facilmente. Mas ainda vale a pena investir neste tecido para ter um local acolhedor e confortável.

Foto: Mercado Livre

Foto: Casa e Construção

Poliéster

Você ama cortinas na decoração da cozinha, mas é alérgico ou mora com alguém que sofre com isso? Como essa peça costuma juntar um pouco de pó, é essencial lavar com frequência nos casos de alergia na família. Escolha cortinas de poliéster, pois podem ser limpas com frequência sem estragar.

Cetim

Um tecido tão leve e delicado como o voil é o cetim. A única diferença é que não é transparente. O ideal é utilizar com forro interno ou em combinação com outros materiais para garantir um bom acabamento.

Outra semelhança é com a seda, mas tem menos brilho que este tecido. Dica: o cetim amassa muito. Então, se for recolher o material na maior parte do tempo, opte por outro tecido.

Foto: Mercado Livre

Foto: Elo 7

Sarja

Outro tecido muito usado em cortinas é a sarja. É resistente e, ao mesmo tempo, maleável. Tem opções com materiais sintéticos e em algodão. Não amassa, bloqueia eficazmente a luz do sol e dá um visual mais despojado ao ambiente. Fica ótimo no quarto.

Foto: Borda Bordados

Foto: Ibi Enxovais

Conclusão

Por fim, você viu que existem diversos tipos e tecidos de cortina para cozinha. Com toda a certeza, há uma ideal para sua casa. Seja para proteger do sol ou dar mais privacidade, é possível escolher uma peça que seja o ponto alto da decoração ou harmonize muito bem com os objetos do ambiente.

Portanto, já decidiu qual é a sua cara? Conta pra gente nos comentários.