Combinar a cortina na decoração da casa é essencial! Por isso, vamos explicar neste post como fazer isso sem erros.

A cortina é dos itens mais versáteis e ecléticos: protege o ambiente do sol, bloqueia a luminosidade (parcial ou total, depende do gosto do freguês), diminui barulhos externos, garante a privacidade e até melhora a temperatura do local. Mas, principalmente, tem o poder de transformar o visual da casa, tornando-a mais bonita, confortável e acolhedora.

Há inúmeras opções de modelos, tecidos, cores e texturas para deixar o seu lar ainda mais lindo e protegido.

Descubra neste post como escolher a cortina na decoração da sua casa, com dicas de como definir o tipo ideal e o tecido perfeito. Ah, e claro: ainda tem fotos para você se inspirar. Confira!

Cortina na decoração

Mas, antes de começarmos a falar sobre cortina na decoração, confira aqui os tipos e os tecidos:

  • Tradicional;
  • Romana;
  • Blackout;
  • Rolô;
  • Duofold;
  • Painel;
  • Voil;
  • Veludo;
  • Linho;
  • Seda;
  • Sarja;
  • Shantung;
  • Cetim;
  • Poliéster.

Tipos de cortina

Tradicional

Como o próprio nome diz, é a mais comum encontrada nas casas. São versáteis e tem modelagem neutra, o que facilita na hora de combinar com a decoração do ambiente. O custo é mais baixo em relação aos outros modelos e é uma peça que nunca sai de moda. Pode apostar!

Romana

Quer mais elegância para a sala, quarto ou até a varanda gourmet? Invista nas cortinas romanas. Elas são tendência, pois unem estética e funcionalidade. Possui abertura e recolhimento na vertical, linhas retas e detalhes na horizontal. Sofisticação pura!

Blackout

Esse modelo de cortina é ideal para quem gosta de escuridão total. Por isso, é mais indicada para o quarto. Até há opções eletrônicas com controles para fechar e abrir. Se quiser dar um ar mais fino para este tipo de cortina na decoração, pode colocar um tecido fino na frente.

Rolô

Essa cortina não tem erro! Ela funciona por rolamento: ao puxar a cordinha, o tecido vai enrolando até recolher totalmente. Há também modelos com acionamento automático. Esse tipo é ótimo para quem deseja deixar a peça mais discreta ao abrir a janela.

Foto: Rue Mag

Duofold

Quer modernidade? Esse modelo de cortina então é o certo para você! Cria um visual arrojado no quarto, na sala e até no escritório. Uma das características que a diferencia das demais é que o sistema de cordas permite que seja recolhido tanto para cima quanto para os lados. Incrível!

Painel

Olha a versatilidade desse modelo de cortina: possui desde um até vários painéis de tecido e você pode deslocar pelo suporte, de um lado pro outro. Também é possível posicioná-lo de várias maneiras. Pode colocar em qualquer ambiente da casa.

Os tecidos

Há diversos tipos de tecidos para confecção de cortinas. Confira os escolhidos:

Voil

Não é à toa que estamos começando com esse tipo de tecido. O voil é o preferido de muita gente. Ele é neutro, leve, suave, transparente e fino, podendo ser liso ou amassado, dependendo do gosto. Este tecido pode compor a cortina inteira ou servir como primeira camada para outros mais consistentes, como persianas e blackouts. Combina com praticamente tudo!

Combinação de voil com seda. Foto: Arte e Tear.

Veludo

Puro luxo! Só a cortina de veludo já faz a decoração de todo o ambiente. Além disso, tem outras funções que podem ser bem uteis para sua casa: regulagem da temperatura, deixando o ambiente mais quente (para quem mora em locais frios, olha que vantagem!) e deixa a iluminação bem escurinha, pois não deia passar nem um pouco de luz solar.

Linho

Esse modelo de cortina na decoração pode compor estilos mais rústicos até sofisticados, tamanha a sua flexibilidade. Também pode ser combinado com outros tipos de materiais, como o voil – o linho é mais encorpado. Amassa fácil por ser um tecido delicado, mas pode ser incorporado na composição do ambiente. O único problema é que desfia facilmente. Mas ainda vale a pena investir neste tecido para ter um local acolhedor e confortável.

Seda

Seda é sinônimo de elegância e sofisticação. Por isso, é um dos tecidos mais utilizados em cortinas. Sozinha, em camadas, ou acompanhada de outros materiais, como o voil, é uma peça que traz luxo ao ambiente. E também tem outro benefício: tem condutividade térmica, deixando os locais frios ainda mais frescos e arejados.

Sarja

Outro tecido muito usado em cortinas é a sarja. É resistente e, ao mesmo tempo, maleável. Tem opções com materiais sintéticos e em algodão. Não amassa, bloqueia eficazmente a luz do sol e dá um visual mais despojado ao ambiente. Fica ótimo no quarto.

Shantung

Assim como o linho, o shantung oferece uma aparência rústica e sofisticada ao mesmo tempo. É leve, um pouco transparente – mas nem se compara ao voil – e é ótimo para garantir privacidade sem deixar o ambiente muito escuro. São neutros, práticos e fáceis de harmonizar com outras peças decorativas. Vale o investimento.

Cetim

Um tecido tão leve e delicado como o voil é o cetim. A única diferença é que não é transparente. O ideal é utilizar com forro interno ou em combinação com outros materiais para garantir um bom acabamento.  Outra semelhança é com a seda, mas tem menos brilho que este tecido. Dica: o cetim amassa muito. Então, se for recolher o material na maior parte do tempo, opte por outro tecido.

Poliéster

Você ama cortinas na decoração, mas é alérgico ou mora com alguém que sofre com isso? Como essa peça costuma juntar um pouco de pó, é essencial lavar com frequência nos casos de alergia na família. Escolha cortinas de poliéster, pois podem ser limpas com frequência sem estragar.

Conclusão

Por fim, você viu que existem diversos tipos e tecidos de cortina na decoração. Com toda a certeza, há uma ideal para sua casa. Seja para proteger do sol ou dar mais privacidade, é possível escolher uma peça que seja o ponto alto da decoração ou harmonize muito bem com os objetos do ambiente.

Portanto, já decidiu qual é a sua cara? Conta pra gente nos comentários.