O Corpus Christi de Ibitinga é um dos mais tradicionais do interior do Estado de São Paulo. Todo ano, a festa atrai milhares de turistas que acompanham a procissão e admiram os famosos bordados da cidade. Em 2019, foram mais de 50 mil pessoas.

Neste ano, o evento completa 41 anos e realizará a 40ª edição. Devido à pandemia, a comemoração foi cancelada em 2020 e adaptada no último ano para manter o distanciamento social. Por isso, a expectativa para 2022 é a retomada das tradições mais antigas que encantam os visitantes nesta data.

Em seguida, saiba mais sobre o Corpus Christi de Ibitinga e porque vale a pena conhecer. 

Corpus Christi – o que é

Corpus Christi é uma data comemorativa da Igreja Católica em homenagem ao sacramento da eucaristia. A celebração foi estabelecida pela igreja no século XIII. O nome em latim significa “corpo do Cristo”.

Esse sacramento é um modo de recordar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Na celebração, o pão consumido representa o corpo de Cristo e o vinho, o sangue de Cristo. O ato refere-se à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo de consumir o pão e o vinho em sua memória.

A festividade de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa e sempre ocorre em uma quinta-feira. Na maior parte do Brasil, também é feriado. Isso porque é uma simbologia devido à Última Ceia ter acontecido ne mesmo dia da semana.  

Outro fator importante é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.

Corpus Christi de Ibitinga

A primeira Procissão de Corpus Christi de Ibitinga aconteceu em 1981. Como não houve a festa em 2020, a de 2022 será a 40ª edição.

Algumas das tradições mais antigas serão retomadas, como a exposição dos bordados de Ibitinga pelas ruas da cidade. Ao invés dos clássicos tapetes nas ruas, empresas e comércios montam um verdadeiro showroom com as melhores peças artesanais em 10 quadras ao entorno da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. Fiéis também fazem doações.

Dessa forma, o Corpus Christi de Ibitinga é o único no mundo ornamentado com bordados.

Os itens ficam disponíveis para compra ou podem ser levados de volta às lojas. Neste ano, por causa das dificuldades enfrentadas pelos empresários do setor em 2020 e 2021, os comércios poderão dividir quarteirões para exibir os bordados. Também foi retirada a obrigatoriedade de doar alguns produtos para a Associação Bom Jesus.

Arte e Tear no Corpus Christi de Ibitinga

A loja Arte e Tear, uma das mais tradicionais de Ibitinga, mantém a participação na celebração. Além dos famosos bordados, a empresa também exibirá peças artesanais como crochê e tear, dentre outros, e para todos os ambientes da casa, como cortinas, tapetes, toalhas de banho, toalhas de mesa e redes.

Com duas lojas físicas em Ibitinga, a Arte e Tear também possui um site que atende clientes espalhados por todo o Brasil.

Em seguida, confira algumas fotos da participação da Arte e Tear no Corpus Christi de Ibitinga neste ano:

Foto: Portal Ternura FM

Agora conta pra gente: você já conhece ou pretender vir para o Corpus Christi de Ibitinga?