Vamos aprender como organizar a cozinha de uma vez por todas? Então, leia este post até o final.
Atire a primeira pedra quem simplesmente passa um único dia sem organizar algo na cozinha. Seja lavar o copo ou até passar pano no chão, sempre damos “uma ajeitadinha” nesse cômodo. Afinal, precisamos nos alimentar – e depois lavar a panela, limpar o fogão, arrumar a mesa, retirar o lixo etc.
De fato, na correria em que vivemos hoje em dia, conseguir arrumar a casa mais rápido é essencial. E, sem dúvida, a cozinha é um dos espaços que mais necessita da nossa dedicação.
Mas, isso não quer dizer que você precisa perder muito tempo para deixar tudo em ordem. Para isso, nós vamos mostrar neste post os 8 passos de como organizar a cozinha de forma fácil e eficiente.
Prepare-se para ganhar mais tempo para o que realmente importa para você.
Como organizar a cozinha
Antes de tudo, veja primeiro quais são os 8 passos de como organizar a cozinha:
- Menos é mais
- Adeus coisas sem uso
- Objetos mais utilizados sempre à mão
- Use e abuse dos organizadores
- Potes plásticos em seus devidos lugares – e com tampas
- Panelas empilhadas e próximas ao fogão
- Geladeira em ordem
- Organize os produtos de limpeza
Agora, vamos lá!
1. Menos é mais
Em primeiro lugar, tenha somente o necessário. Quanto mais objetos e utensílios na cozinha, mais energia e tempo direcionados para limpar e guardar tudo. Concorda?
Além disso, com muita coisa acumulada, não conseguimos ver tudo o que temos. Dessa forma, esquecemos desses itens e não os utilizamos. Por exemplo, quantos alimentos você “achou” na sua despensa e na geladeira já com a data de validade vencida?
2. Adeus coisas sem uso
Seguindo naturalmente o passo 1, agora você precisa retirar tudo o que não precisa mais. Ou seja, é hora de destralhar! Sabemos que isso leva mais tempo. Portanto, separe um período do seu dia só para esse processo.
Avalie quais objetos e utensílios podem ser doados, descartados ou até vendidos.
Pode ter certeza que, ao final, você sentirá uma sensação de alívio ao abrir tanto espaço na sua cozinha.
3. Objetos mais utilizados sempre à mão
Agora vamos organizar o que sobrou. Inicialmente, identifique quais são os objetos que usa mais no dia a dia. Faça uma lista em ordem decrescente. Desse modo, os itens que elencou primeiro tem que estar em locais de fácil acesso.
Já os objetos do final da lista – isto é, raramente utilizados – vão para o alto do armário, por exemplo. Tipo, aquela porcelana da vovó que você só apresenta ao mundo em ocasiões especiais.
Outro método de como organizar a cozinha é separar os utensílios por classe (garfo com garfo, colher com colher) ou por kits (prato, garfo, faca e copo). Para descobrir qual deles melhor funciona para você, faça o teste.
4. Use e abuse de organizadores
“Legal. Gostei dessa dica. Mas, afinal, o que são esses organizadores?”
Gavetas, cestos, prateleiras, ganchos, aramados, potes, bandejas e até o caixote da feira pode se tornar um organizador. Ou seja, é tudo aquilo que você pode depositar um conjunto de utensílios, temperos, bebidas, canecas, tampa de panela, alimentos etc.
Por exemplo, as gavetas baixas podem acomodar panos de prato, toalhas de mesa, jogos americanos, sousplat e talheres. Já os cestos, frutas e legumes. Em relação às prateleiras e aramados, é possível depositar eletrodomésticos de pequeno porte, pratos, copos, taças e travessas.
Sobre os pratos, separe os rasos e fundos e, jamais, coloque mais de 16 juntos. Desse modo, não trincará. Já os copos ficam de cabeça para baixo.
Os ganchos também são uma ótima opção para colocar canecas, xícaras, medidores e até alguns utensílios.
Os potes de vidro são ideais para abrigar cereais, guloseimas e temperos sem tomar tanto espaço de armazenamento. Fora que eles duram mais nesse recipiente. Para os talheres, as divisórias são a melhor opção.
Além de prático, tudo isso ajuda e muito quando a metragem da cozinha é pequena. Outro ponto positivo é o pode decorativo dos organizadores. Sem dúvida, o ambiente fica uma gracinha!
5. Potes plásticos em seus devidos lugares – e com tampas
Ah, esse é praticamente um desafio! Afinal, quando vamos ver, os potes estão todos fora de lugar e as tampas respectivas sumiram misteriosamente. Por isso, só guarde os potes completos e encaixe um dentro do outro.
Já para as tampas, você pode usar um porta tampas ou escorredores de louça dentro do armário. De fato, eles são ótimos para organizá-las.
6. Panelas empilhadas e próximas ao fogão
É claro que não podemos dar dicas de como organizar a cozinha sem falar nas panelas. Então, empilhe as panelas, encaixando-o uma na outra, se possível. Aqui, coloque uma folha de papel entre as de teflon, para preservá-las. Em seguida, enfileire as tampas da menor para maior em uma caixa plástica.
Outra facilidade para o dia a dia é guardá-las próximas ao fogão.
7. Geladeira em ordem
Com toda a certeza, manter a geladeira em ordem é um dos passos mais difíceis de como organizar a cozinha. Isso porque todo mundo tem acesso e, na hora de guardar os alimentos de volta, muitas vezes colocam em qualquer canto.
Dessa maneira, o ideal é fazer uma limpeza geral com regularidade. De fato, precisa de algumas horas de dedicação aqui. Em seguida, veja como fazer:
- Retire tudo o que tem dentro;
- Logo após, descarte os alimentos vencidos;
- Desligue-a e deixe descongelar;
- Em seguida, faça a limpeza das prateleiras;
- Guarde as verduras, legumes e frutas na gaveta inferior;
- Coloque os laticínios na parte de cima;
- Por fim, use caixas organizadoras transparentes e potes de vidro para deixar tudo organizado e prático.
8. Organize os produtos de limpeza
Se por acaso os seus produtos de limpeza ficam na cozinha, escolha um espaço para abrigá-los longe dos alimentos. Por exemplo, embaixo da pia. Para facilitar, acomode-os em cestos de plástico sem tampa.
Uma ideia legal é instalar sacos de lixo em um rolo. Sem dúvida, torna a rotina doméstica mais fácil.
Conclusão
Agora, você sabe como organizar a cozinha em 8 passos. E tudo isso de forma rápida e eficiente! Com toda a certeza, seguindo essas dicas, você terá mais tempo para as coisas que realmente importam para você.
Por fim, queremos saber: qual das ideias você já vai colocar em prática? Conta pra gente nos comentários.