Com toda a certeza, lavar os tapetes de tempos em tempos é importante para manter o ambiente bonito e a saúde da sua família intacta. Afinal, a peça suja é sinônimo de acúmulo de fungos, bactérias e ácaros que provocam diversas doenças respiratórias e muitos outros problemas.

Por isso, esse hábito já deve fazer parte da sua lista de cuidados com a casa. Contudo, não estamos afirmando que é fácil – e muito menos divertido – deixar esse item limpíssimo.

Ou pelo menos não até agora. Isso porque hoje vamos ensinar como limpar tapete encardido, felpudo e a seco de forma simples, barata e eficiente. Aprenda como tirar manchas e neutralizar odores, inclusive de xixi de gato. E tudo isso com produtos que você já tem em casa, como vinagre, amaciante, detergente, água oxigenada e bicarbonato de sódio.

Duvida? Leia esse post até o final e se surpreenda.

1. Como limpar tapete encardido com vinagre

Se você está pensando em jogar fora o seu tapete porque ele já está encardido e não tem mais salvação: calma lá! E se te contarmos que é possível recuperá-lo apenas com vinagre?

É isso mesmo! Esse ingrediente pode operar verdadeiros milagres na sua peça. Pois retira as manchas, remove os odores e ainda elimina os micro-organismos nocivos à saúde.

Para isso, prepare uma solução com 1 xícara de vinagre branco e 3,5 litros de água. Molhe a sua vassoura limpa ou a escova nessa solução e esfregue delicadamente o tapete. Ao final, limpe a mistura com pano úmido e deixe secar. Se necessário, refaça o processo.

2. Como limpar tapete felpudo com amaciante

De fato, os tapetes felpudos são uma delícia. Mas, em contrapartida, exigem mais manutenção porque juntam mais sujeira.

Porém, com amaciante é possível deixar o item novinho em folha de maneira bem simples. Desse modo, aspire o tapete para remover a poeira antes de tudo. Depois disso, misture o amaciante com detergente neutro e água até chegar a uma solução líquida e umedeça toda a peça.

Em seguida, passe uma escova macia, delicadamente, até retirar todas as manchas. Para finalizar, use um pano úmido para ajudar a secar o tapete. 

3. Como limpar tapete a seco com bicarbonato de sódio

E se descartarmos a água nos cuidados com o tapete? Sim, é possível graças à famosa limpeza a seco. E você não precisa obrigatoriamente contratar uma empresa especializada para esse serviço. Afinal, você mesmo pode fazer isso em casa!

Para tanto, prepare uma solução com bicarbonato de sódio e amido de milho, ambos na mesma proporção. Espalhe-a em toda a superfície da peça e aguarde alguns minutos. Logo após, passe o aspirador de pó e pronto!

Com toda a certeza, é uma maneira rápida, simples e barata de garantir a limpeza do seu carpete.

4. Como retirar as manchas com detergente líquido

O seu tapete tem aquela mancha difícil de sair? E se te falarmos que o detergente líquido pode te ajudar nessa luta? Para isso, é só misturar ¼ de xícara de detergente líquido neutro e 1 litro de água até fazer espuma. Em seguida, esparrame a espuma em todo o carpete e esfregue de maneira delicada para remover toda a sujeira.

Ao final, remova a solução com pano úmido e, para agilizar a secagem, use o secador de cabelo.

5.  Como neutralizar odores com água oxigenada (inclusive de xixi de gato)

A sujeira acumulada, os resíduos de comida ou até a urina do seu pet geram odores bem desagradáveis no tapete. Mas, é possível dar adeus a esses cheiros ruins. Desse modo, separamos para você uma receita infalível, principalmente para eliminar o odor de xixi de gato.

Em primeiro lugar, faça uma solução com 200 ml de água e 100 ml de vinagre branco. Derrame no local a ser limpo e espere agir por 3 a 5 minutos. Retire o excesso com papel toalha e polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio.

Depois disso, misture 4 colheres de chá de água oxigenada de 10 volumes com um 1 colher (chá) de detergente e jogue tudo no local afetado. Em seguida, esfregue com um pano e remova o excesso com papel.

Aguarde secar. Logo após, passe o aspirador e retire o restante de bicarbonato.

Conclusão

Agora, você tem 5 dicas garantidas de como limpar tapete encardido, felpudo e a seco. E tudo isso de modo simples, barato e eficiente, com produtos que já temos em casa: detergente, amaciante, vinagre, bicarbonato de sódio e água oxigenada.

Depois que testar as receitas, conta pra gente nos comentários como foi o processo e se gostou do resultado.