O sousplat faz parte das regras de etiqueta na hora de montar a mesa de jantar formal. De origem francesa, sousplat é a formação de duas palavras: sous (abaixo) e plat (prato). Literalmente, a tradução é “abaixo do prato”.

O item serve como base e apoio na mesa. Ele faz uma espécie de moldura em volta do prato principal e também protege a toalha ou o jogo americano de comidas que podem cair. Além disso, impede que a louça escorregue e caia da mesa.

Historicamente, a peça é um prato de louça maior do que os outros pratos. Porém, nos últimos tempos, tem ganhado diferentes materiais e modelos. Por exemplo, há peças confeccionadas em crochê, MDF, tecido, rattan, papel e plástico, dentre outros.

Desse modo, hoje vamos ensinar como fazer sousplat. Há tutoriais com crochê, tecido, sisal e papel. Confira!

Como fazer sousplat de crochê

O site Artesanato Passo a Passo Já fez um tutorial mostrando como fazer um sousplat de crochê. Antes de tudo, separe os seguintes materiais: fio/barbante (100g), agulha de crochê 3,5mm, tesoura e agulha de tapeçaria.

Agora, siga as instruções abaixo:

  • Faça um anel mágico ou argola com quatro a cinco correntes para iniciar;
  • 1ª carreira: 14 pontos altos;
  • 2ª carreira: 28 pontos altos;
  • 3ª carreira: 42 pontos altos;
  • 4ª carreira: 56 pontos altos;
  • 5ª carreira: 70 pontos altos;
  • 6ª carreira: 84 pontos altos;
  • 7ª carreira: 98 pontos altos;
  • 8ª carreira: 112 pontos altos.

Atenção: evite fazer os aumentos sobre os aumentos da carreira anterior e finalize cada carreira com um ponto baixíssimo.

  • 9ª carreira: somente ponto baixo em cada ponto de base;
  • 10ª carreira: faça oito alças com quatro correntes presas por um ponto baixo, depois faça uma alça com cinco correntes e repita a sequência até fazer a volta completa.

Ao final, serão 36 alças, em cada alça de quatro correntes pule dois pontos de base e na alça com cinco correntes pule três. Finalize essa carreira com uma corrente e um ponto alto.

  • 11ª até a 14ª carreira: forme alças com cinco correntes, prendendo-as com um ponto baixo no meio da próxima alça. Siga assim.

Finalize essa carreira com duas correntes, lace o fio na agulha, e sobre o ponto alto faça outro ponto alto, deixando o ponto numa diagonal.

  • 15ª carreira: forme dez pontos altos sobre uma alça e prenda com um ponto baixo no final de cada grupo desse, pule uma alça quando for repetir esse grupo de pontos.

Veja se o trabalho vai ondular ou ficar torto enquanto faz, você poderá diminuir a quantidade de pontos se for necessário.

Por fim, estique o fio, corte e coloque ele em uma agulha de tapeçaria, passando o fio de cima para baixo por dentro do último ponto para fechar o trabalho. Depois esconda o fio com a ajuda da agulha por trás do trabalho, sem puxar muito o fio para não repuxar a peça.

Você pode também acompanhar esse passo a passo no vídeo do canal Blog do Crochê:

Em seguida, inspire-se com essas peças:

como usar sousplat
Foto: Viva Decora
como usar sousplat
Foto: Ideias Décor

Como fazer sousplat de tecido

Agora, vamos aprender a criar um sousplat de tecido com um passo a passo da Westwing. Primeiro, tenha em mãos tecido, cola, tesoura, papelão ou sousplat de MDF. Se busca uma peça mais plana, escolha o papelão. Mas, se prefere um modelo com o relevo baixo central, invista no MDF.

Vamos lá:

  • Use um molde redondo de cerca de 35cm de diâmetro para desenhar os círculos sobre o papelão ou um compasso. Recorte-os;
  • Utilize o papelão recortado (ou o MDF) para riscar o tecido do avesso. Recorte o círculo no tecido, deixando de sobra cerca de 2 dedos;
  • Espalhe cola por toda a superfície do círculo de papelão, sem exageros, centralize com o lado avesso do tecido e cole um ao outro, certificando-se para que não haja bolhas de ar, dobras ou acúmulo de tecido;
  • Por fim, cole a sobras do tecido no outro lado do papelão, dando acabamento.

A Carol Vilala, em seu canal no YouTube, também ensina como fazer a peça com tecido. Assista:

Em seguida, inspire-se com essas peças:

como usar sousplat
Foto: Blog HF Urbanismo

Como fazer sousplat de sisal

Do lixo ao luxo! A revista Estilo Livre mostra em detalhes como fazer um sousplat de sisal. Separe um molde redondo (mdf ou papelão) de 36 cm de diâmetro, 10 metros de corda de sisal para cada peça, cola quente e tesoura.

Em seguida:

  • Passe a cola quente na ponta da corda e faça uma pequena dobra bem apertada “para dentro”, em direção ao comprimento da corda, para criar um acabamento ao que irá no centro do sousplat;
  • Vá juntando a corda em movimentos circulares e passando a cola quente para fixar. Passe a cola, enrole a corda e espere secar para dar continuidade.
  • Se preferir, pode tingir o item com spray. Depois, aplique verniz pra proteção. Mas, cuidado: espere a tinta secar por 24 horas.

O canal Letícia Artes ensina como fazer um jogo de sousplat de sisal. Para cada peça, ela usou 12 metros de cordas de 6 milímetros. Confira:

Em seguida, inspire-se com essas peças:

Foto: Revista Estilo Livre

Como fazer sousplat de papel

A Westwing também ensina como fazer a peça com papel. Para isso, você precisará de cola branca, lápis, molde redondo com 30 cm de diâmetro, tesoura e papéis contact duplex com 60×90 cm e para scrapbook. Agora, mãos à obra:

  • Faça um círculo no verso dos papéis duplex e para scrapbook com o molde;
  • Cole os recortes de papel para scrapbook nos de papel duplex, fixando bem as bordas;
  • Por fim, utilize o papel contact para plastificar os dois lados do sousplat de papel, cortando os excessos de forma que o corte fique bem rente à peça.

Lembre-se que a quantidade de papéis varia de acordo com o número de sousplats que serão feitos.

O canal do blog Amor mais Amor também ensina como fazer o item com papel paraná:

Em seguida, inspire-se com essas peças:

como usar sousplat
Foto: En Papier
como usar sousplat
Foto: Tua Casa

Agora já sabe como fazer sua própria peça? Se tiver dúvidas como usar o sousplat na hora de montar a mesa de jantar, nós também ensinamos o passo a passo aqui.