Quer aprender como fazer fuxico de uma vez por todas? Então, continue lendo este post.

Há mais de 150 anos, um grupo de mulheres no Nordeste se encontrava para costurar e ajudar no sustento do lar. Dentre as peças produzidas, surgiu o fuxico: um retalho de tecido, geralmente colorido ou com estampa chamativa, alinhavado nas extremidades com pontos delicados e franzidos no final. Desse modo, formava-se uma pequena flor.

Aliás, o nome fuxico surgiu a partir de uma brincadeira: na época, diziam que o grupo aproveitava os momentos de costura para fofocar. Ou seja, ficavam fuxicando!

De lá para cá, essa técnica artesanal foi ganhando cada vez mais popularidade. Atualmente, está presente em vários lares brasileiros em peças como roupas, acessórios, almofadas, colchas, tapetes, toalhas e diversos outros objetos decorativos.

Isto é, sucesso total! Portanto, que tal aprender como fazer fuxico? Aproveite este post e saiba como criar os seus próprios itens em tecido, em formato de flor, de coração e quadrado.

Como fazer fuxico – formatos

 

Tecido

Com toda a certeza, é possível fazer um fuxico em tecido lindo de forma simples e rápida. Desse modo, selecionamos esse tutorial bem didático do canal da Adriana Schutz no YouTube.

Flor

A Adriana Schutz também tem um vídeo especial em que ensina como fazer fuxico no formato de flor, com uma ou duas cores. Ou seja, ideal para iniciantes nessa arte.

Coração

Agora, que tal produzir a peça em forma de coração? Em seguida, o passo a passo do canal Ateliê Leika Vasconcelos mostra como criá-la com enchimento. 

Quadrado

De fato, o fuxico quadrado é muito útil para desenvolver várias peças. Por isso, vamos aprender como montá-lo nesse tutorial do canal Aventuras de Mulher.

Como fazer fuxico – peças

Centro de mesa

Sem dúvida, o formato quadrado pode ser aplicado em diferentes objetos decorativos. Por exemplo, o Aventuras de Mulher fez um centro de mesa com esse artesanato. Inclusive, mostrou todo o processo de criação no vídeo abaixo.

Pano de prato

Com toda a certeza, o pano de prato com fuxico é um clássico. Assim sendo, que tal você mesmo fazer o seu? Para isso, é só assistir o vídeo abaixo do Aventuras de Mulher e já colocar a mão na massa.

 

Tapete

Inclusive, até o tapete pode ser feito com essa técnica artesanal! Dessa forma, quer saber como? Então, veja o passo a passo com a Andressa Makebr em seu canal no YouTube.

Fuxicos diferentes

Quer ideias diferentes do que fazer com fuxico? Portanto, esse vídeo do canal Ideias Impressionantes vai te inspirar.

Modelos

Agora, veja em seguida algumas peças incríveis feitas a partir do fuxico.

Reprodução: Decor Fácil

Foto: Viva Decora

Conclusão

Agora, você sabe como fazer fuxico de tecido, quadrado, em formato de flor e até de coração! Além disso, também ensinamos neste post com vários tutoriais como produzir centro de mesa, pano de prato, tapete e vários outros objetos a partir dessa técnica artesanal.

Por fim, não se esqueça de contar pra gente nos comentários quais foram as peças que você mais gostou de fazer.