É possível ter uma decoração com artesanato de Natal impecável e barata! Veja como neste post.

Quem não ama o Natal, não é mesmo? Esta época do ano traz esperança aos corações e desperta em nós alegria, partilha e fraternidade. Queremos celebrar e reunir toda a família para agradecer por mais um ano que passou.

E, claro, também preparar a casa para a chegada do Papai Noel (sim, ele existe. Pergunte para as crianças). Enfeitar o lar é uma das coisas mais legais do Natal e podemos fazer isso sem gastar muito – na verdade, com as nossas orientações, você terá itens maravilhosos a custos bem baixos.

Para entrar de vez no clima dessa época tão mágica, separamos dicas incríveis para você arrasar – e ainda economizar muito – na decoração da sua casa com peças feitas à mão. São opções de artesanato de Natal em tecido, EVA, feltro, linha de crochê e reciclados para enfeitar desde a árvore natalina até à mesa de jantar. 

É uma coisa mais linda que a outra. Preparado para se inspirar de verdade? Então vem!

Artesanato de Natal

Antes de tudo, veja quais ideias de Artesanato de Natal você verá por aqui:

  • Saquinho de Natal de tecido;
  • Jogo americano;
  • Toalha de mesa;
  • Berloques de tecido, de feltro e de reciclados;
  • Toalhas de rosto;
  • Árvores de Natal de EVA;
  • Botas do Papai Noel de EVA;
  • Enfeites de EVA;
  • Botas de crochê;
  • Bonequinhos de crochê;
  • Caminho de mesa;
  • Guirlandas de crochê e de feltro;
  • Adornos de crochê e de reciclados;
  • Pingente de feltro;
  • Miniárvores de Natal de feltro e de reciclados;
  • Papai Noel de feltro.

Tecido

Com toda a certeza, dá para inovar e elaborar adornos criativos e simples de artesanato de Natal. O tecido é uma ótima opção para peças maiores, como toalhas de mesa, toalhas de banheiro e jogos americanos. Mas também é possível criar guirlandas, cartões, embalagens para as famosas lembrancinhas e muitos outros objetos artesanais.

Se você é um artesão iniciante ou deseja apenas fazer as decorações natalinas, mas não tem experiência, comece pelo tecido. Em muitos casos, não será preciso usar uma máquina de costura, mas apenas agulha e linha e até cola pano.

Mas, se já domina a arte do corte e costura, pode até aproveitar os tecidos e retalhos que possui em casa.

Se você não se encaixa em nenhuma das opções e vai terceirizar o trabalho, contratando um profissional, ou comprar peças já prontas, veja algumas peças que selecionamos:

Saquinhos de Natal de tecido para enfeitar qualquer cômodo da casa.
Jogo americano para a mesa de Natal.
Toalha de natal para enfeitar a mesa da ceia.
Berloques para colocar na árvore de Natal.
Decoração de Natal até no banheiro: toalhas de rosto.

EVA

Sem dúvida, outro material simples de trabalhar e que dá para criar artesanato de Natal encantador é o EVA. Famoso no mundo do artesanato, o EVA (Ethylene Vinyl Acetate) é uma espécie de espuma sintética encontrada em várias formas, cores e espessuras.

É um material versátil, barato e fácil de encontrar – a maioria das papelarias vende. Para produzir os enfeites, geralmente só é necessário régua, cola e tesoura. Ou seja, os gastos são baixos para resultados maravilhosos.

Portanto, aposte na sua criatividade, solte a imaginação e conte com uma ajudinha nossa para criar peças incríveis em EVA. Olha só:

Árvores de natal feitas em EVA.
Botas do Papai Noel.
Enfeites de Natal feitos em EVA. 

Crochê

Quer enfeite artesanal para casa mais tradicional do que em crochê? De fato, ele está aí há anos e nunca sai de moda. Também é possível produzir peças temáticas lindas com esse material. Se você não sabe fazer crochê ou prefere uma peça já pronta, é possível encomendar ou comprar itens decorativos fantásticos para este Natal. Em seguida, nós escolhemos alguns modelos para você se animar e iniciar os trabalhos. Confira:

As botas de crochê do Papai Noel podem ser espalhadas pela casa toda.
Bonequinhos com peças de crochê para pendurar na árvore de Natal.
Caminho de mesa feito de crochê para enfeitar a ceia de Natal.
Guirlanda feita de crochê.
Foto: www.croche.art.br
Papai Noel e outros adornos feitos de crochê.

Feltro

Para uma decoração diferenciada e linda, aposte no feltro. Isso porque esse material é muito barato, simples de trabalhar e é possível encontrá-lo em várias cores. Por isso também é um dos queridinhos para artesanato de Natal.

O método mais usado é a costura manual, mas é possível utilizar apenas cola quente.

Com o feltro, você não precisa apenas fazer peças com personagens ou que remetam ao Natal. Ele é tão versátil que a dica é investir em itens decorativos para a árvore, como berloques, por exemplo.

Quer boas ideias? Então, veja as imagens que separamos para você:

Pingente para a árvore de anjinho de feltro.
Miniárvore de Natal de feltro.
Papai Noel de feltro para pendurar na árvore.
Guirlanda colorida feita de feltro.
Berlosques de feltro para árvore de natal.

Reciclados

Que tal ser sustentável neste Natal? Então, faça sua decoração temática com materiais reciclados. Sem dúvida, a sua casa ficará fantástica e você ainda pode dar o exemplo para a família e ensinar as crianças de como ajudar na luta pela proteção ao meio ambiente.

Com a reciclagem, é possível praticar o “faça você mesmo”. Para isso, é só utilizar a sua criatividade, a enorme variedade de materiais que pode ser reaproveitada (inclusive itens que você já cansou) e pronto: você tem enfeites deslumbrantes e fora do comum exclusivos. Tudo isso ainda gastando pouco! 

Em seguida, a gente te mostra como:

Pequena árvore de natal feita com tampas de garrafa pet e encapadas em crochê.
Adorno feito com botões e fita para árvore de natal.
Enfeite de anjinho de Natal de jornal e isopor decorado.
Berloque feito de lâmpada reciclada para árvore de natal. 

Conclusão

Por fim, conseguiu toda a inspiração necessária para decorar a casa neste Natal? Sem dúvida, você viu que pode apostar em artesanato para ter enfeites lindos e encantadores sem gastar muito. Isso porque são diversos materiais, com texturas, tamanhos e cores diferentes, como o tecido, EVA, crochê, feltro ou reciclado à sua escolha.

Com toda a certeza, são esses detalhes que demonstram todo o amor que investimos para acolher e receber com carinho a nossa família nesta época mágica.

De fato, o mais bacana de tudo é sair do convencional e ainda com uma decoração exclusiva e deslumbrante.

Então, aposte sem medo de errar no artesanato de Natal.