Cometer os piores erros de decoração nos deixa apavorados! Por isso, criamos este post para você fugir dos 13 principais. Confira!

Com toda a certeza, uma das coisas mais legais da vida adulta é quando estamos no processo de deixar a casa com a nossa cara. Para isso, visitamos lojas e sites em busca de móveis, objetos e peças que vão transformar o nosso cantinho em “lar, doce lar”.

Mas, apesar de prazeroso, esse momento também é cheio de dúvidas. Afinal, como garantir que tudo o que você mais adora esteja em sintonia no quesito decoração?

Sim, não é tão simples assim acertar no décor. Pois são tantas cores, texturas e materiais que podem mais confundir do que ajudar. É por isso que muita gente comete gafes nesse momento.

E, para evitar que você também faça isso, nós levantamos neste post quais são os 13 piores erros de decoração. Atenção: você ficará surpreso com o item 8.

Erros de decoração

Em primeiro lugar, veja antes quais são os 13 principais erros de decoração:

  • Móveis encostados na parede;
  • Cortinas curtas ou muito longas;
  • Excesso de móveis e objetos;
  • Iluminação fraca;
  • Cabos a vista;
  • Proporção errada dos móveis;
  • Falta de conforto ou praticidade;
  • Combinar tudo;
  • Excesso de cores;
  • Tapete pequeno ou solto;
  • Quadros em locais altos;
  • Muitas almofadas;
  • Falta de espaço para circulação.

1. Móveis encostados na parede

Deixe os móveis respirar, por favor! Na verdade, grudar os móveis na parede dá a impressão de que o cômodo está no limite do espaço.

Então, para evitar essa sensação, desencoste-os da parede, nem que seja só um pouquinho. Isso já garantirá profundidade para o ambiente. Mas, se há mais espaço no local, busque centralizar os móveis para fornecer um melhor design.

Em seguida, veja como você pode seguir essa regra na sala:

2. Usar cortinas curtas ou muito longas

Sem dúvida, as cortinas curtas – tanto as que terminam logo após o final da janela quanto as que ficam um pouco acima do chão – não favorecem o ambiente. Isso porque dá a sensação de pé direito baixo. A exceção é para janelas em que há móveis posicionados logo abaixo e que impedem o caimento total da cortina. E. claro, para modelos como persiana e romana.

Para fugir desse erro, sempre dê preferência para as cortinas longas. Mas, atenção: instale logo abaixo do teto até relar no chão – não deixe muito tecido espalhado. Isso aumentará o espaço e o tornará elegante.  

Neste quarto, a cortina ficou curta.

Já neste, o tamanho ficou ideal.

3. Móveis e objetos em excesso

Fazer um bom décor não significa encher o ambiente de móveis e objetos. Pelo contrário, esse é um dos piores erros de decoração. Escolha apenas o que faz mais sentido para você e, jamais, abarrote o local.

Para isso, vale distribuir algumas peças para outras áreas da casa, vender ou até doar.

Olha como os móveis e objetos ficaram na quantidade ideal nesta sala.

 

O mesmo ocorreu neste escritório.

4. Iluminação fraca

Tá aí um item que faz toda a diferença na decoração. Quer ver como? Quando pouca, pode anular até o cômodo mais lindo da casa. Já quando bem feita, pode deixar o lugar muito mais convidativo e aconchegante.

Por isso, invista em boas entradas de luz natural, como janelas e portas, luzes de apoio e iluminação decorativa para não ficar apenas na luz direta.

5. Cabos a vista

De fato, esse erro na decoração é indiscutível. Afinal, que ambiente pode ficar bonito com os cabos a vista? Além disso, é até perigoso!

Então, observe se eles estão aparecendo e busque alternativas para escondê-los. Por exemplo, instale acabamentos específicos para cabos na mesma cor da parede ou passe os fios por dentro dos móveis, se possível.  

Foto: Hometeka

6. Proporções erradas dos móveis

Os móveis podem ser lindos, com um designer inovador, mas se são desproporcionais, adeus décor arrasador. Isso porque é essencial combinar proporções e escalas para garantir um visual agradável.

Desse modo, sempre avalie as medidas da mobília e pense se ficará bonita e confortável no cômodo.

Neste quarto, os móveis foram proporcionalmente distribuídos.

O mesmo foi feito neste quarto de bebê.

7. Falta de conforto ou praticidade

O móvel realmente é incrível e ficaria ótimo com toda a decoração do ambiente, mas não é nem um pouco prático e confortável? Portanto, talvez seja melhor buscar algo que dê para usar tranquilamente no dia a dia.

Por exemplo, você adoraria ter um sofá branco, mas tem um animal de estimação dentro de casa. Então, vale a reflexão: será que consigo manter o móvel limpo sem precisar cuidar todo dia?

Essas banquetas combinaram com o décor, mas deixou a desejar no quesito conforto.

Nem a casa e nem a cadeira são confortáveis neste quarto.

8. Combinar tudo

Com toda a certeza, esse é um dos piores erros de decoração que surpreende todo mundo! Afinal, desde quando combinar tudo não é bacana? Infelizmente, desde muito tempo.

Na verdade, o perfeito não gera a sensação de acolhimento e conforto que desejamos para o nosso lar. Mais do que isso, há peças e objetos que são exclusivos ou tem valor emocional que nenhum guia de “como decorar a sua casa” pode incluir.

Então, misture, crie e adapte tudo o que for preciso para deixar o seu lar com a sua cara.

Tons de azul e verde, combinando com cores neutras, deixou essa sala bem mais confortável.

Esse quarto acertou na combinação de cores nas peças.

9. Excesso de cores

Diversas cores, ainda mais aquelas que não combinam entre si, pode deixar o lugar visualmente confuso e desagradável. Por outro lado, apenas cores neutras causa monotonia.

Portanto, para garantir a combinação certa das cores, estude o círculo cromático.  

Para combinar com o azul das paredes, as peças decorativas estão em amarelo e vermelho, predominantemente.

Já essa combinação de tons neutros não deixou essa cozinha ficar na monotonia.

10. Tapete pequeno ou solto

O tapete pequeno ou solto no cômodo é desproporcional e dá a sensação de falta de acabamento. Dessa maneira, o correto é ter uma peça grande conectada com os móveis.

Para evitar isso – que, sem dúvida, é um dos piores erros na decoração – posicione o tapete com partes das laterais embaixo da mobília, com um avanço de aproximadamente 20 cm.

11. Quadros em locais altos

Com toda a certeza, é imprescindível instalar os quadros decorativos na posição certa na parede. Dessa forma, nem muito alto e nem muito baixo.

Mas, como saber qual é a disposição ideal? Simples: coloque a peça na altura dos olhos. Assim, evita-se levantar ou abaixar a cabeça para conseguir admirar a obra.

12. Muitas almofadas

Sim, almofadas demais também acabam com o seu décor. Além de sobrecarregarem o ambiente, ainda impede de sentarmos confortavelmente.

Logo, é só investir no número certo que dê para sentar ou deitar sem ter que tirar todas as almofadas do móvel.

13. Falta de espaço para circulação

Esquecer-se de deixar espaço para circulação é um dos piores erros de decoração. Isso porque o ambiente fica apertado e desconfortável.

Para evitar o problema, fique atento ao comprar a mobília e na hora de fazer a disposição no cômodo. Neste caso, anote as medidas do local e também de cada móvel e, em seguida, faça um desenho de como deve ficar o espaço depois de pronto.

Conclusão

Finalmente, você conheceu os 13 piores erros de decoração. Desde encostar os móveis na parede, excesso de cores e combinar tudo até muitas almofadas, cabos a vista e iluminação fraca, agora você sabe como fugir dessas gafes.

Então, conta pra gente nos comentários se já cometeu algum desses deslizes e o que fez para deixar tudo em ordem.