É simples: aprenda de uma vez por todas como usar jogo americano na mesa corretamente.

Vai preparar um jantar especial e quer arrancar elogios não só em relação aos seus dotes culinários, mas também pela decoração da mesa? Então, que tal substituir a tradicional toalha de mesa pelo jogo americano?

Inegavelmente, essa peça pode dar aquele charme e sofisticação que faltava para o evento. Além do seu papel decorativo, o item tem outras vantagens: é mais fácil de limpar e protege a mesa de possíveis pequenos acidentes – você não quer manchar a madeira com vinho ou ganhar um belo risco no vidro da mesa devido a um copo quebrado, não é mesmo?

Por isso, só pelas funções extras e, claro, se quiser dar um tempo para as toalhas, já vale investir nessas peças também para outras refeições do dia a dia, como café da manhã e almoço. Viu como ele é prático e versátil?

Confira neste post como usar jogo americano na mesa, conheça os diversos modelos, tamanhos e tecidos diferentes e veja fotos para ter belas inspirações. Aliás: está preparado para deixar os seus convidados encantados?

Jogo americano: além da decoração

O jogo americano pode ser a “cereja do bolo” de uma mesa bem decorada. O ideal é combinar essa peça com a louça, talheres, guardanapos e copos. Mas, se o objetivo é dar mais destaque para esses itens, escolha a peça em tons mais neutros.

Você também pode exibir a mesa, principalmente se ela for um móvel diferenciado ou de vidro, por exemplo.

Já se prefere não chamar a atenção para o móvel, está liberado para utilizar a toalha de mesa, desde que ela harmonize com todo o conjunto.

Além dos seus atributos decorativos, o jogo americano preserva a integridade da mesa. Não é indicado colocar o prato quente e demais utensílios diretamente no móvel, pois podem causar manchas e riscos. E, como demos férias para a toalha, é aí que entra a peça.

Outro detalhe bem bacana: a limpeza é bem simples e rápida.

Modelos

Existem modelos para todos os gostos, com diferentes tecidos, cores e tamanhos. Em seguida, veja como usar o jogo americano:

Redondo e quadrado

“Só posso usar a peça no mesmo formato da mesa?” Não! Você pode escolher o redondo para mesa quadrada e vice e versa. A única coisa que você precisa prestar atenção é não deixar um acessório muito perto um do outro, ok?

Tecido

É o mais comum devido a sua praticidade: é só lavar quando sujar, dá para dobrar e fácil de guardar. Isso sem contar o charme que é ter uma peça artesanal na decoração da mesa.

Plástico

As grandes vantagens desse modelo são a facilidade para limpar e o preço reduzido. Porém, o tempo de vida útil é menor, pois desgasta mais rápido. Para aquele evento elegante, essa peça pode não combinar. Mas, pode usar e abusar dela no dia a dia.

Papel

Como é descartável, o jogo americano de papel não precisam de limpeza (oba!). Também é uma ótima opção para quem adora sempre variar na decoração ou aqueles que gostam de economizar. Aliás, há modelos que podem ser reutilizados até três vezes!

Foto: www.almoçodesexta.com.br

Bambu

Quer estilo? Então invista na peça feita de bambu. Se a decoração for mais rústica, esse item dará um toque único. Você pode escolher entre os modelos mais simples e tradicionais até os coloridos.

Modelos para inspirar

Conclusão

Por fim, você viu como usar jogo americano na mesa pode dar outra cara para sua decoração? Aproveite a versatilidade desta peça e escolha o modelo, tecido e cores que mais combinem com a sua mesa e louça.